A importância das vitaminas em nossa alimentação.

Alessandra Quedi 28 de novembro de 2013 0
A importância das vitaminas em nossa alimentação.

As vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos que não são sintetizados pelo organismo, porém são necessários para o desenvolvimento e manutenção da vida, daí a importância de serem ingeridas diariamente.

 Essas substâncias são classificadas de acordo com o modo como são dissolvidas: as vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis (solúveis em gordura), enquanto as do tipo C e do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 12) são hidrossolúveis (solúveis em água).  Mas qual a diferença entre elas? Conheça cada uma das principais vitaminas e suas funções:

Vitamina A: Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.

Vitamina D: É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

Vitamina E: É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defesa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse, como envelhecimento, câncer e doença cardiovascular. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina C: Diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e à formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras. Age contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória. Onde encontrar: acerola, melão, brócolis, manga, kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujá.

Vitamina K: Importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal – é uma vitamina lipossolúvel. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa.

Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis (complexo B):

Vitamina B1 (tiamina): Mantém os sistemas nervoso e circulatório em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga, melhora o apetite.

Vitamina B2 (riboflavina): Previne a catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção de adrenalina.

Vitamina B3 (nicotinamida): Reduz triglicérides e colesterol. Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico.

Vitamina B5 (ácido pantotênico): Auxilia na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química. Previne a degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos.

Vitamina B6 (piridoxina): Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas e é aliado de praticantes de atividades físicas, pois favorece a formação de massa magra.

Vitamina B7 (biotina): Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. Também alivia dores musculares e previne a calvície.

Vitamina B9 (ácido fólico): Promove a saúde dos cabelos e da pele, além de ser essencial na síntese de DNA. Fortalece a imunidade, fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas nervoso e circulatório e ainda ajuda no combate ao câncer de mama e de cólon.

Vitamina B12 (cobalamina): Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Pode ser consumida também para o tratamento de anemia e outras complicações.

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