Cofre de Cabaça

Alessandra Quedi 25 de maio de 2008 1

phpbZK6Hh

Modo de Fazer:

Material
1 cabaça
Massa para biscuit nas cores: Laranja Fluor, Branco e amarelo. (quantidade proporcional ao tamanho da cabaça)
Estilete
Estecas
Fio de nylon
Tinta PVA nas cores: Branco e laranja
Tinta dimensional preta
Rolinho de espuma ou pincel macio
Cola Biscuit
Fio encerado
Verniz fosco em spray

1 – Prepare a cabaça abrindo o fundo (pode-se usar um instrumento chamado “Serra copo” que é acoplado a furadeira que ajuda a abrir a cabaça com melhor acabamento, faca, tesoura ou quaisquer outro objeto pontiagudo) e retire todas as sementes. Lave com água corrente esfregando com uma esponja de aço até dexá-la sem um pontinho preto sequer. Aplique um jato de spray de veneno (mata insetos) e deixe em local arejado até secar completamente. Lixe a cabaça e aplique de duas a três demãos de tinta pva (ou base para artesanato) com o rolinho de espuma para fazer o fundo. (obs. para cores escuras, como o preto ou vermelho, dispense o uso da base)

2 – Marque com o estilete o corte na parte de trás da cabaça onde serão inseridas as moedas. Marque somente as laterais, e para abrir o furo, com a ponta da tesoura ou chave de fenda, pressione para “quebrar” a parte do meio.

3 – Aplique três demãos de tinta PVA na cor desejada respeitando o tempo de secagem entre uma demão e outra de tinta (pode ser acelerada a secagem com secador de cabelos).

4 – Inicie a modelagem pelas patas. Modele as quatro da mesma forma. Faça uma bolinha, e role para afinar formando quase uma coxinha. Marque a divisão da pata. Faça quatro. Posicione da seguinte forma: as duas dianteiras com a marcação para a frente, as duas traseiras com a marcação para as laterais. No meio, onde fica um vão, faça uma bolinha de massa e achate. Cole para cobrir o vão.

5 – Modele uma lágrima longa para o rabo. Posicione entre as duas patas traseiras a partir do centro das patas.

6 – Apóie a cabaça em cima das patas, pressionando levemente. Repare que ficará uma marca onde foi feito o furo para a retirada das sementes e onde posteriormente sairão as moedas. Tire a cabaça, aplique cola na lateral da marca do furo, e cole. Faça o movimento do rabo colando sobre a parte traseira da cabaça e colando para fixar. Achate para fixar bem.

7 – Focinho: Faça uma bolinha de massa e depois alongue formando um rolinho. Cole na parte superior da cabaça, achatando para dar forma. Marque o centro com o dedo e suavize para tirar as marcas. Com a esteca, abra a boca. Modele um coração pequeno, fazendo uma coxinha e marcando a parte maior com a espátula. Marque no focinho onde será posicionado o nariz e cole o coração. Insira fios de nylon nas laterais para o bigode.

8 – Orelhas: Modele uma bolinha e achate o centro com o dedo. Unindo a ponta dos dedos indicador e polegar, belisque a bolinha para fazer a ponta da orelha. Faça duas e cole na cabeça, alisando para dar acabamento.

9 – Olhos: modele duas bolinhas pequenas de massa branca, sendo uma um pouco maior do que a outra para dar um ar engraçado na peça. Alongue as bolinhas rolando na mesa para alongar. Cole logo acima do nariz. Faça dois pontinhos de tinta dimensional para dar expressão.

10 – Decore a peça com fio encerado para formar a coleira, pulseiras de strass ou miçangas, etc.

11- Aguarde secagem por no mínimo 5 dias, e passe uma demão de verniz fosco para proteger.

Depois, para tirar as moedas, é só descolar com cuidado as patas e o rabo, e para utilizar novamente o cofre cole as patas onde estão as marcas anteriores.

Com esse mesmo passo, dá pra fazer uma infinidade de outros bichinhos diferentes, mudando apenas a decoração e também a modelagem das patas e focinho.

1 Comentário »

  1. LAURA 9 de junho de 2008 at 21:38 - Responder

    Adorei seu artesanato, vc sabe onde encontrar cabaças.
    grata.

    Oi Laura, geralmente em floriculturas, mas veja neste site http://olhares.aeiou.pt/pe_de_cabaca/foto730873.html, obrigada por sua visita, abraços

Deixar uma Resposta »