8 Dicas de Decoupagem Básica

Alessandra Quedi 3 de setembro de 2008 11

Veja abaixo dicas de decoupagem.

1 – As gravuras e outros motivos usados num trabalho de decoupage devem ter uma espessura o mais fina possível, para que a superfície da peça fique lisa, sem degraus. Aqui vai um truque para afinar o papel mais espesso: depois de aplicar uma camada de selante sobre toda a frente do motivo, dê uma demão de tinta látex ou cola branca no verso da gravura. Deixe secar. Então, num dos cantos da folha, levante uma pontinha do papel usando um estilete. Enrole essa pontinha bem firme num lápis. Delicadamente role o lápis até a outra extremidade do motivo, removendo assim a camada excedente do papel. Estique novamente a gravura colocando-a sob um peso (tipo lista telefônica).

2 – A colagem dos motivos é uma das etapas mais delicadas da decoupage, pois tanto o excesso quanto a aplicação insuficiente de cola podem comprometer o resultado final do trabalho. Portanto, passe um rolinho de espuma, limpo e seco, sobre toda a superfície do verso dos motivos logo após a demão de cola, espalhando-a uniformente.

3 – Caso você danifique algum dos motivos durante o processo de colagem do decoupage, restaure a área usando lápis de cor oleoso ou aquarelado, seguido deu uma camada de cola branca. Deixe secar e continue normalmente a aplicação do motivo.

4 – Mesmo que a superfície da madeira ou cerâmica que vai receber o decoupage esteja completamente limpa e livre de quaisquer resíduos de verniz, selante ou outros materiais, aplique uma ou duas demãos de base para artesanato ou gesso acrílico antes de iniciar o trabalho, intercalando secagem. Esse procedimento garante maior aderência à colagem.

5 – Mesmo que você tenha prática em compor motivos ao executar a técnica de decoupage, é sempre útil preparar um rascunho do projeto. Para tal, desenhe numa folha de papel a peça a ser trabalhada e, sobre o desenho a lápis, brinque com as várias maneiras de arranjar os motivos.

6 – Para aumentar a resistência do papel e garantir o resultado perfeito do trabalho de decoupage, aplique uma demão de selante sobre toda a frente dos motivos que planeja usar na composição, antes de iniciar a execução.

7 – Passe um pano macio ou um rolinho de espuma limpo e seco sobre os motivos recém-colados, para garantir melhor fixação do papel e eliminar eventuais bolhas de ar.

8 – Para dar maior maleabilidade a uma gravura de decoupage a ser aplicada sobre um objeto curvo, como por exemplo um cachepô, faça o seguinte: passe cola no verso do papel, mergulhe-o em água fria por dois minutos e retire da água. Deixe escorrer bem e aplique-a na peça passando delicadamente um paninho por cima para evitar a formação de bolhas. Prossiga o trabalho apenas quando o papel colado na peça estiver completamente seco.

Estas informações foram retiradas de um livreto lançado pela Revista Mãos de Ouro Ed.01.

11 Comentários »

  1. celia 27 de outubro de 2011 at 09:42 - Responder

    gostaria de saber qual é o papel usado para a decoupagem com fotos e como fazer para não borrar.
    desde já agradeço a atenção.
    abraços

  2. Luiza 22 de agosto de 2011 at 17:53 - Responder

    Gostaria de saber como se faz a técnica da xerox em tecido, camisetas de malha pode? e em outros tecidos? só serve em preto e branco ou colorida também pode?
    Não gostaria de receber esta resposta em video, mas o passo a passo,quais materiais além da xerox e o tiner são usados?
    Após passar a figura para o tecido, passa-se alguma coisa por cima,pois tentei a figura saiu, porem lavei e quase saiu toda figura.
    Será que foi o tempo de secagem ou faltou algum selador ou cola?
    Se possivel mandem para meu e-mail
    Atenciosamente
    Luiza

  3. mercedes reis 11 de janeiro de 2011 at 09:07 - Responder

    ola gostaria de saber sobre decupagem com tecido e com guardanapo em chinelos tipo havaianas que cola eu uso e como ipermiabilizo pois ja fiz de varias maneiras mas sempre da algo errado adorei as outras dicas espero anciosa desde ja agradeço pela atenção obrigada

  4. Camila 2 de dezembro de 2009 at 16:43 - Responder

    Oi gostaria de saber qual o papel usado para
    fazer a decoupagem com fotos se posso fazer com
    papel comum mesmo ou tem um papel especifico
    desde já agradeço a atenção….
    se vcs puderem me ajudar
    Obrigado Kamila Macedo

  5. erica 26 de novembro de 2009 at 21:10 - Responder

    gostaria de saber sobre decopage em chinelos havaianas queria saber que tipo de cola e usada para colar e para impermeabilizar para que possa ser lavado por favor me mande resposta gostei muito das tecnicas que voces ensinam quem sabe voces me ajudem obrigado erica

  6. Jaira Silva 24 de agosto de 2009 at 19:15 - Responder

    Obrigada pelas receitas ,voces sao maravilhosas. Para mim que estou aposentada, com pouca grana e muito tempo, sao otimas sugestoes.

  7. Enya Rhabeshe 24 de julho de 2009 at 21:17 - Responder

    Procurei ver como se faz adecoupage em madeira que foi axibida no dia 24/07/09 não foi posssível porque???????????????????? Porque não deu para pegar o material que precisa .Peço por favor que coloque declaradamente na internet.Obrigada.

  8. Gislaine Surian 17 de junho de 2009 at 02:24 - Responder

    Adorei as dicas!
    Tenho ainda algumas dúvidas… No ítem 8, onde o “papel é mergulhado em água fria” não mancha a figura? E que tipo de papel seria esse?
    Outra coisa: O que seria “SELANTE”?
    Desculpe as perguntas, sou iniciante, mas tenho mt vontade de aprender.
    Aguardo resposta.
    Agradeço desde já.

  9. Ana Vitória 18 de abril de 2009 at 08:04 - Responder

    As 8 dicas de decoupagem básica tbm servem para chinelos havainas? Estou com mtas dúvidas. Grata

  10. Iaponira 15 de abril de 2009 at 15:26 - Responder

    gostaria de saber se pode ser qualquer tipo de xerox (de foto)para realizar a decoupage na caixinha de mdf?

  11. Adriana Leitte 13 de setembro de 2008 at 17:48 - Responder

    Puxa, gostei simples e eficiente.

Deixar uma Resposta »