Como imprimir papel para fazer decoupagem

Alessandra Quedi 10 de junho de 2008 15

Em muitos trabalhos de découpage você pode utilizar, não só o guardanapo próprio mas também imprimir as figuras do computador.
No entanto essa impressão tem que ser a laser para melhor resultado, além disso você pode usar um papel melhor que o sulfite, neste caso use o Couche.
O papel Couche tem uma consistência melhor e já vem com brilho. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para fazer folhetos, volantes, malas-diretas, cartazes, revistas, enfim, uma variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho.

Como fazer:



Materiais:
papel Couche brilhante A4 90 grs; goma laca incolor para impermeabilizar; cola branca (do rótulo azul); pincel de cerdas macias; impressora a laser.

1º Escolha as figuras e arrume-as de maneira que a folha possa ser bem utilizada;

2º Leve para imprimir em impressora a laser;

3º Depois de impresso, passe uma demão de goma laca incolor no verso da figura. Deixe secar por pelo menos uma hora (pendure no varal pela ponta);

4º Na frente da figura, passe uma demão de goma laca incolor, COM MUITO CUIDADO, para não borrar, passando o pincel em um único sentido, e uma única vez sobre a figura. Deixe secar por pelo menos uma hora;

Obs: Entre uma demão e outra, limpe bem o pincel com àlcool e deixe secar para uma nova utilização.

5º Depois disso o papel está pronto para recortar e colar onde você preferir. Para colar em latinhas, sabonetes e/ou peças em MDF utilize cola branca.

6º Depois de colar na superfície desejada, use um pincel com as cerdas bem macias e passe uma mão generosa da Laca acrílica. A laca seca rápido, então procure não passar duas vezes no mesmo lugar que fica colando. Se quiser pode passar uma 2ª mão.

Fonte: Artes da Tata

15 Comentários »

  1. mouna 1 de outubro de 2012 at 16:28 - Responder

    como varias pessoas perguntaram ,eu tambem pargunto,essa tecnica do papel serve tambem para tecido: pode se lavar normalmente:

  2. Jacira 18 de agosto de 2011 at 18:42 - Responder

    Estou com muitas dificuldades de realizar um trabalho de pintura de orquídeas em papel A4,na sala de aula,isto, pq sou leiga em artes. Agora estou animada! Suas orientações valeram! Obrigada!

  3. Monica 25 de novembro de 2010 at 20:20 - Responder

    Boa noite!!!
    Adorei a dica para impressão em papel couche! Gostaria de saber se este papel também serve para fazer decoupagem em bandeja de isopor?
    Obrigada! Abraços!

  4. marly piquet 9 de novembro de 2010 at 10:10 - Responder

    JÁ ENVIEI UM RECADINHO, “PEDINDO” ESCLARECIMENTOS.
    Agora gostaria que soubeese que adorei oS seuS trabalhos, e que só por acaso descobri na terra do meu marido “Sergipe”, na minha terra, Rio de Janeiro, nunca entrou a sua maravilhosa página.
    Que Deus te ilúmine, para continuar com ideias tão maravilhosas
    Bjs marly

  5. glaucia 24 de novembro de 2009 at 09:24 - Responder

    adorei a dica do papel é tudo que eu precisava , um grande bj pra vc td d bom……………..

  6. marcia osorio 10 de novembro de 2009 at 09:57 - Responder

    ola, gostaria de parabeniza-la pelo site, é muito bom aprender tecnicas novas.gostaria de saber se esta tecnica de imprimir papel para decoupagem serve fazer a decoupagem de tecido, isto é utilizar este papel ao invés do guardanapo.
    bjs.
    muita paz
    marcia

  7. martha mello 1 de julho de 2009 at 18:29 - Responder

    olá estou feliz por aprender mais uma coisa com vocês . beijos. martha ah! parabéns por compartilhar idéias maravilhosas.

  8. lidia lima 18 de março de 2009 at 06:16 - Responder

    COO FAÇO DECOUPAGEM EM PRATO DE VDRO COM FOTO..BJS

  9. Lúcia 15 de novembro de 2008 at 17:20 - Responder

    Parabéns pelos maravilhosos trabalhos.
    paz e prosperidade.
    beijos,
    Lúcia

  10. gilzete ferreira 4 de novembro de 2008 at 17:20 - Responder

    OLÁGOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA NA CIDADE QUE MORO SÓ EXISTE IMPRESSORA A JATO DE TINTA ..PODEREI USAR PARA IMPRIMIR NO PAPEL COCHÊ OU NÃO ???
    AGUARDO BJUS Gil

  11. claudelice 27 de outubro de 2008 at 15:13 - Responder

    para colocar em tecido eu sigo os passos tradicionais ou tem uma forma mais simples. Bjos! seu trabalho e lindo, e Deus continue lhe abençoando!!!!!!!!!

  12. neuza maria 22 de outubro de 2008 at 22:05 - Responder

    oi
    tenho feito alguns trabalhos usando copias tiradas em impressoras a laser e não ha necessidades de passar goma laca no papel para impermeabilizar,pois sendo a copia tirada a laser não borra e não mancha.Faça o teste e veja se com voce tambem dá certo.

    obrigada

    neuza maria

  13. guadalupe 4 de setembro de 2008 at 13:14 - Responder

    Parabéns!
    Vc é uma pssoa incrível e demonstra desprendimento ao disponibilizar tantos conhecimentos a quem tenha interesse.
    Seus trabalhos são lindos!
    Deus lhe ilumine com mais inspirações e idéias legais.
    Sucesso e muita paz.
    Lupe

  14. Alessandra Quedi 9 de julho de 2008 at 11:49 - Responder

    Eu quem agradeço sua visita e agradeço a colaboração de muitas amigas que disponilizam passo a passo de artesanatos, pq sozinha não somos ninguém, esse sitema serve para trabalhos em decoupagem de qualquer forma, abraços e volte mais vezes.

  15. Ir. Maria Marques 9 de julho de 2008 at 11:17 - Responder

    Paz e Bem!
    Antes de tudo, quero parabenizá-la pela disponibilidade, generosidade em partilhar seu maravilhoso DOM DAS ARTES MANUAIS. OBRIGADA! VOCÊ É UMA PESSOA ILUMINADA POR DEUS!
    Gostei muito das orientações que você deu sobre “COMO IMPRIMIR PAPEL PARA DECOUPAGEM”. Pergunto se este processo serve também para tecido (ex: em gauardanapos…camisas..)?
    OBRIGADA!
    Um grande abraço!
    Ir. Maria FMA

Deixar uma Resposta »