passo-a-passo de uma técnica de decoupagem em tábuas de frios

Alessandra Quedi 24 de junho de 2008 3

phpO9It2G

A artesã Rita de Cássia da Silva ensina passo-a-passo de uma técnica de decupagem em tábuas de frios.

Foto ACESSA.com

Hora de deixar a cozinha mais charmosa! A artesã Rita de Cássia da Silva vai nos ajudar a transformar uma tábua de frios através da decupagem.

Decupagem (em português) ou découpage (em francês) é a arte de recortar gravuras de papel e, com elas, revestir superfícies de objetos, como madeira e metal. A técnica dá a impressão que transformamos o objeto através de uma pintura, quando, no entanto, fazemos uma espécie de colagem.

Mais que deixar seus objetos mais bonitos, a decupagem é também usada como fonte alternativa de renda. De acordo com a artesã Rita, uma tábua trabalhada em decupagem, como a que você vai aprender agora, pode ser vendida por até R$ 25.

“A decupagem está em alta, super na moda”, afirmou Rita, dando também a certeza para quem quer se arriscar na arte, que não há muitos segredos na transformação dos objetos. Rita aprendeu a técnica com uma prima que já trabalha com decupagem há algum tempo, e desde então, não parou mais de fazer bonito. “Minha filha até brinca comigo que já virou vício”.

Foto ACESSA.com

O fato da técnica não ser muito complicada, faz dela um momento muito prazeroso para quem pratica. Garantem os artesãos que decupagem serve também como terapia. Esse é o caso de Rita de Cássia, que trabalha com “higiene dental”, mas que nas horas vagas acaba praticando “higiene mental” através dos trabalhos artesanais.

Para fazer a arte em uma tábua de frios, é preciso que a madeira dela seja a MDF, que é a compatível com essa prática artesanal. No que diz respeito às figuras que vão ilustrar a decupagem, a dica é soltar a imaginação! Rita faz com guardanapos importados, que segundo ela estão disponíveis em qualquer papelaria. Mas você pode também usar gravuras de revistas ou a ilustração que achar melhor.

É importante lembrar que a tábua de frios em decupagem não pode ser lavada. “Nada de colocar a tábua debaixo da torneira. O ideal é limpá-la sempre com um paninho molhado”, aconselha a artesã.


  • 1 tábua de frios em madeira MDF
  • Figuras para ilustrar sua decupagem. Vale guardanapo, ilustrações de revistas e tudo mais que a sua criatividade permitir
  • Tinta PVA. Para seguir o exemplo da tábua produzida pela artesã, você vai precisar de duas cores diferentes
  • Tinta à base de água
  • Pincel chato médio
  • Pincel chato pequeno
  • Rolinho de espuma pequeno
  • Lixa número 150 ou 120
  • Verniz marítimo
  • Termolina leitosa
  • Tesoura com ponta
  • Pano limpo
  • 1 esponja

Como sempre lembramos, os preços desses materiais variam de loja para loja e de cidade para cidade. Portanto, não hesite em fazer uma pesquisa.

Colocando a mão na massa!

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
1º Passo 2º Passo

1º passo – Para começar a mudança de visual da sua tábua, passe uma demão de base acrílica, de preferência com um rolinho. Espere a base secar.
2º passo – Lixe a madeira MDF para tirar as imperfeições

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
3º Passo 4º Passo

3º passo – Passe duas demãos de tinta de PVA (nesse caso a artesã usou a cor pérola). Para cada demão que der, espere secar a tinta.
4º passo – Hora de ilustrar sua tábua! Use figuras de revistas, ilustrações ou guardanapos para usar como fundo da sua decupagem. A artesã usou guardanapos importados. Corte a ilustração escolhida, fazendo contornos. Fica mais bonito não deixar a figura toda quadrada.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
5º Passo 6º Passo

5º passo – Na parte de trás do guardanapo, há três películas. Se você resolveu usar esse tipo de material para ilustrar sua decupagem, retire as películas que estão presas a ele.
6º passo – Aplique a cola na tábua para colar o guardanapo. Para evitar excessos e uniformizar a colagem, aplique a cola por partes.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
7º Passo 8º Passo

7º passo – Pegue um pano limpo e pressione sob a colagem feita. Esse procedimento evita que se formem “bolhas” na decupagem.
8º passo – Agora, passe uma camada de termolina leitosa por cima do da ilustração. Esse material vai ajudar a fixar a colagem que você já fez. Espere secar.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
9º Passo 10º Passo

9º passo – Com um pincel pequeno, pinte contornando as laterais da tábua com tinta PVA (a artesã usou a cor vinho para combinar com a figura).
10º passo – Com um pincel pequeno, faça os sombreados ao redor da figura que vocês escolheu. Para essa etapa, utilize tinta a base de água.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
11º Passo 12º Passo

11º passo – Dilua em água um pouco da tinta utilizada para contornar a figura. Molhe uma esponja (usando o lado grosso) na tinta diluída, e mesmo assim, tire o excesso em um papel toalha. Para dar o toque final na sua tábua, vá dando “batidinhas” com a esponja na parte superior da tábua. Espere secar.
12º passo – Para finalizar, passe uma camada de verniz marítimo em toda a superfície da tábua. Além de dar um acabamento mais bonito, ela garante que sua tábua possa suportar calor e frio.

Fonte: Site Acessa

3 Comentários »

  1. jaqueline 18 de junho de 2009 at 18:38 - Responder

    gostaria de uma ideia passo a passo para fazer uma casta para bebe em mdf;na cor azul…poderia me ajudar???

  2. mary lucia 12 de março de 2009 at 12:07 - Responder

    mande me o passo a passo da decupagem em prato de vidro trasparente
    sendo atendida agradeco muito

  3. Maeve 14 de fevereiro de 2009 at 23:08 - Responder

    Lindo,parabéns …!!

    Deus te abençoe ricamente!!

Deixar uma Resposta »