Mini Agenda de Aniversário

Alessandra Quedi 28 de abril de 2008 4

Image

Material:

  • 12 envelopes – brancos tamanho 7 (7cm x 10,5cm)
  • 1 tira de papel decorado, dupla face (um lado liso e outro estampado) na medida de 8,5cm x 30cm
  • 1 tira de papel decorado dupla face combinado (um lado liso e outro estampado) na medida de 13cm x 30cm
  • 12 cartões impressos (anexo no arquivo Excel) 1 para cada mês do ano
  • Letras pré-cortadas com aproximadamente 2cm de altura como segue:
  • 3 Js (janeiro, junho e julho)
  • 1 F (fevereiro)
  • 2 Ms (março e maio)
  • 2 As (abril e agosto)
  • 1 S (setembro), 1 O (outubro), 1 N (novembro) e 1 D (dezembro)
  • ou se preferir, números de 1 a 12
  • botão, 40cm de fita de cetim de 0,5cm
  • cola, estilete, boleador para vincar

    Modo de fazer:

1. Cole todas as abas dos envelopes. Passe pouca cola, bem na beirada para não colar as duas partes do envelope.

2. Em cada envelope, marque 0,5cm no lado menor (7cm) e corte. Faça isso com precisão pois todos os envelopes devem ficar do mesmo tamanho depois de cortados (7cm x 10cm) Verifique se estão abrindo bem.

Image

3. Pegue um envelope, com o lado cortado virado para cima. Calcule o meio do envelope e coloque um pingo de cola e espalhe com cuidado descendo 1cm. Coloque outro envelope por cima, verificando que esteja bem centralizado e sem sobras dos lados, em cima ou embaixo. Caso haja alguma diferença no tamanho do envelope, nivele na parte de cima, onde tem a abertura Vá colando os envelopes, sempre em cima do último colado, cuidando para que fiquem bem certinhos. Ao final você terá um tipo de sanfona. Este é o miolo da sua agenda. Reserve.

4. Recorte os cartões impressos com os meses do ano. Cole as letras correspondente aos meses (ou os número). Vá alternando os lados para que não fique um volume muito grande de um lado só. Os meses ímpares, cole no canto esquerdo do cartão, os meses pares no canto direito do cartão. Reserve

5. Pegue o papel decorado menor 8,5cm x 30cm. Vire o lado liso para baixo e o lado decorado para cima. Coloque o cartão na horizontal e marque as medidas abaixo, começando do lado esquerdo para o direito. Veja o esquema.10cm, 11cm. 23,5cm, 24,5cm, 27,5m

Image

Passe um lápis de leve nas marcações, depois passe o boleador e vinque dobrando para cima. A última, (27,5cm) corte e reserve. No lado esquerdo (10cm), marque o meio a 1,5cm da borda esquerda, cole um pedaço de fita adesiva de uns 2cm, na vertical (veja no desenho). Coloque uma linha dupla na agulha (30cm já dobrada) Coloque o botão sobre a fita adesiva, bem no meio e passe a agulha por um dos furos, para o lado de fora do papel (liso) Deixe um pedaço de linha para poder amarrar depois. Tire o botão, coloque no lado liso do papel, passe a agulha por um dos furos, volte pelo outro e enfie novamente no papel. Dê uns dois ou três nós, Deixe uma sobra de uns 2cm e corte as sobras de linha. Cole fita adesiva para prender as sobras.

Pegue mais um pedaço de linha de bordar com 30cm, dobre ao meio e prenda as pontas com fita adesiva na outra ponta do papel, no meio, uns 2cm para dentro. (veja no desenho) prenda com fita adesiva. Pegue o pedacinho que foi cortado, vire a parte decorada para cima e cole por cima para prender a fita. O papel decorado ficará por cima do próprio papel decorado.

Coloque o papel no sentido vertical, com a parte que tem o botão para baixo e o lado com a linha para cima. O lado decorado para cima. Pegue o miolo (envelopes colados).

Coloque sobre o papel decorado, com a parte fechada dos envelopes na marcação dos 11cm. Posicione de maneira que fique bem centralizado. Cole bem. Vire a parte dos 10cm por cima e acerte a beirada que tem o botão bem na borda dos envelopes (parte aberta). Centralize, verifique se a dobra de 1cm está bem posicionada e cole sobre os envelopes.

Pegue os cartões com os meses e vá colocando dentro de cada envelopeAgora é só dobrar a parte que ficou por cima e dar umas voltas com a linha em volta do botão para fechar.

Image

6. Pegue o outro papel decorado. (13cm x 30). Coloque na mesa, no sentido horizontal, com o lado decorado para baixo.Faça as marcações, no topo e embaixo, da esquerda para a direita,como segue:4cm, 11.5cm, 12,5cm, 21cm, 22cmMarque levemente como um lápis, passe o boleador e vinque, para cima. Nos lugares indicados com as setas, meça uns 4 ou 5 cm a partir do topo e faça um pequeno corte na dobra, para passar a fita.Corte a fita no meio, passe, de fora para dentro, pelo orifício, na primeira dobra, uns 2 a 3cm, e prenda com fita adesiva. Vire a dobra (4cm) e cole sobre a fita. Faça o mesmo no segundo orifício, posicionando a fita para a esquerda (na parte maior), Prenda com fita adesiva.

Image

7. Pegue o miolo que está pronto e posicione na parte central (entre as dobras de 1cm), sobre a fita presa e cole. Posicione bem centralizado para que as sobras fiquem bem distribuídas.

8. Vire primeiro a dobra da direita sobre o miolo, depois à esquerda e dê o laço.

9. Decore a capa com a sua criatividade, ou dependendo do papel decorado, apenas coloque as inicias da pessoa que será presenteada, com letras pré-cortadas.

Image

Image

Crédito: Myma Rodrigues

4 Comentários »

  1. Miolo de Agenda 18 de outubro de 2011 at 16:18 - Responder

    Parabéns pelo artigo. Quando se pode ter algo só seu, ou seja, exclusivo, ficamos muito mais felizes. Agora é só colocar a mão no papel, tesoura, etc e fazer uma agendinha linda que nem essa ai. Bjs

  2. magaly 13 de março de 2009 at 09:39 - Responder

    faço quilling a pouco tempo e fazendo uma pesquisa sobre o assunto achei seu blog,gostei muito porque tinha coisas que eu não sabia então agora eu sei,ainda visitarei seublog outrs vezes….

  3. rosimeire 22 de outubro de 2008 at 17:10 - Responder

    oi?adorei o teu trabalho,achei lindo adoro todo tipo de artezanato

  4. regina ribeiro da silva 15 de junho de 2008 at 17:09 - Responder

    15-6-2008
    oi!
    descobri seu blog e estou amando seu contéudo.
    tudo com muito bom gosto.
    espero continuar te visitando e encontrando tanta
    coisas belas.
    um abração
    regina ribeiro da silva

Deixar uma Resposta »