Carrapatos

Alessandra Quedi 6 de novembro de 2011 1
Carrapatos


 

Existem 2 tipos de carrapatos que é mais comum parasitando cães, que é o Rhipicephalus sanguineus e o Amblyomma cajennense.

Rhipicephalus sanguineus

Amblyomma cajennense

 O Rhipicephalus sanguineus originado da áfrica, pode ser encontrado em locais como jardins de casas que possui cães,frestas,buracos, etc. esse carrapato é conhecido como carrapato vermelho.Seu principal hospedeiro é o cão, mas pode picar pessoas também.É transmissor de varias doenças, sendo elas Erlichia cannis , Babesia cannis

Esse tipo de carrapato costuma subir em paredes, e seu ciclo biológico dura torno de 2 meses, a fêmea ao colocar os ovos morre. Como em seu ciclo ele permanece maio parte da vida no animal, pois descem do animal apenas para fazer muda, e Poe em torno de 400000 ovos.

Amblyomma cajennense conhecido vulgarmente por carrapato estrela, está por todo o Brasil, seu principal hospedeiro é carrapato cavalo, porém esse carrapato,pode parasitar outras espécies como os cães. Esse parasita pode ser encontrados em campos, matos entre outros, e há uma grande dificuldade de combatê-lo pois ele pode viver até  2 anos  sem se alimentar, é há apenas uma geração por ano, sendo que a fêmea Poe de 6 a 8 mil ovos. As larvas sobem no animal também, e sugam sangue.

No animal provoca irritação intensa, anemia, e transmissão de doenças. É Prejudicial aos humanos também, podendo transmitir a febre maculosa.

Tratamentos!

Para as duas espécies, o melhor tratamento é a prevenção. Uso de coleiras carrapaticidas, carrapaticidas nas formas injetáveis e em forma de shampoo. Todos são ótimos, basta ser aplicados conforme segue a bula, pois muitas pessoas nem lêem, e é muito importante ler a forma de usar ( e seguir ), as precauções, e contra-indicações!

 

 

 Fonte: Bruna Quedi

 

 

 

1 Comentário »

  1. Nadi 6 de novembro de 2011 at 14:47 - Responder

    Muito bom saber disso tudo… agente que ama nossos bichinhos tem que ta sempre atento….
    beijjoooo Quindiimmmm =]

Deixar uma Resposta »