Cuidados com a esponja de lavar louça

Alessandra Quedi 5 de julho de 2012 0
Cuidados com a esponja de lavar louça

Aqui você terá algumas dicas de como lavar sua espoja de lavar a louça e a de limpeza domestica? Sabia que elas devem ser lavadas e esterilizadas a cada 2 dias, pois elas são um criadouro de bactérias que não fazem bem a saúde, e com os cuidados certo sua esponja pode inclusive durar mais e não deixar a cozinha fedendo.

Esponjas de Louças: Deixe a esponja de molho na água quente com 1 colher de sopa de vinagre, quando a água esfriar tire o excesso e coloque no microondas por no máximo 2 minutos (cuidado ao retirar ela vai estar bem quente), enxague e pronto sua esponja esta livre de bactérias.

Esponja de Limpeza: Deixe de molho em uma solução de água e água sanitária por alguns minutos, depois lave na maquina de lavar junto com outros panos de limpeza. (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água).

Dica: Mantenha seus panos e esponjas de limpeza separado dos outros e tenha um local exclusivo para eles, assim não corre o risco de haver confusão na hora de pegar um pano ou esponja para outros fins.

 Quando trocar de esponja?

A esponja talvez seja a maior vilã de sua cozinha. Mesmo usada com bastante frequência, em geral, as esponjas mantém a forma e a aparência e leva muito tempo para que uma esponja comece a esgarçar e apresentar um aspecto preocupante. Infelizmente, a boa forma esconde um desagradável conteúdo. Definitivamente, é na esponja que mora o perigo.
O correto é trocar de esponja de lavar louças uma vez por semana. Após este prazo o risco de contaminação por micro-organismos é enorme porque ao longo do tempo a sujeira penetra nas fibras da esponja tornando este ambiente úmido o lugar ideal para uma colônia de germes.
Outro equívoco muito comum na cozinha das mais extremosas donas de casa é deixar a esponja dentro do pote de sabão em pasta ou em um porta esponjas úmido. Após o uso a esponja deve ser lavada com água e detergente e guardada em local seco e limpo. A umidade é um atrativo a mais para os micro-organismos. Por isso, não se esqueça e troque sua esponja a cada sete dias.

Deixar uma Resposta »