Professor escocês diz ter criado pizza com nutrientes equilibrados

Alessandra Quedi 6 de julho de 2012 0
Professor escocês diz ter criado pizza com nutrientes equilibrados

O professor de nutrição Mike Lean, da Escócia, elaborou o que alega ser a primeira pizza com nutrientes equilibrados, com 30% das necessidades diárias de vitaminas e minerais de um adulto.

Lean, que leciona na Universidade de Glasgow, desenvolveu o produto em parceira com o empresário Donald Macleanm. A tal pizza nutritiva também teria um terço da quantidade recomendada de calorias, proteínas e carboidratos.

Lean, professor do Departamento de Nutrição Humana da universidade escocesa, disse que a ideia da pizza “saudável” surgiu de uma frustração.

“Se você vai a um supermercado ou restaurante e compra uma refeição, então alguém deveria ter pensando sobre (a refeição em termos) nutricionais”, disse.

“Recentemente, estudamos as refeições prontas produzidas pelos cinco maiores supermercados na Escócia (alimentos comuns consumidos em grandes quantidades) e elas eram irremediavelmente desequilibradas”, acrescentou.

Segundo o nutricionista, os artigos pesquisados tinham quantidade de sal e de gordura saturada equivalente ao consumido durante um dia inteiro ou mais.

Já os nutrientes que o corpo precisa diariamente não existiam nessas refeições.

‘REFEIÇÃO COMPLETA’

O empresário Donald Maclean, também escocês, ajudou Lean a criar formas diferentes de incorporar mais nutrientes em uma pizza.

“Pesquisei o mercado e descobri que alga marinha era um ingrediente novo e interessante sendo usado em pães artesanais. Nós usamos isto como uma forma de reduzir o nível de sal. O conteúdo de sódio da alga marinha é cerca de 3,5% comparado aos 40% do sal”, acrescentou Maclean.

Maclean afirma que a alga marinha também tem “iodo e vitamina B12, e o sabor também é excelente”.

Além do tomate, a pizza usa pimentão vermelho para aumentar a dose de vitamina C.

Além destes nutrientes, cada pizza é enriquecida com magnésio, potássio, ácido fólico e vitamina A.

“Da forma como as recomendações são estabelecidas, você tem 20% dos seus nutrientes e calorias com o café da manhã, 30% com o almoço, 30% com o jantar e mais 20% com lanches”, disse Maclean.

“Nos concentramos (tudo isso) em uma pizza que pode ser uma opção de almoço ou jantar. Cada uma fornece uma refeição completa, com todos os nutrientes”, acrescentou.

“Durante vários anos tentei encontrar maneiras fáceis de conseguir uma dieta equilibrada”, disse Lean.

“A forma mais fácil de fazer isto é consumir refeições com os nutrientes equilibrados. Mas, atualmente, as refeições preparadas comercialmente não são equilibradas em termos de nutrientes.”

As pizzas serão vendidas apenas congeladas. Os testes mostraram que os nutrientes se conservam melhor nesta forma.

Lean e o empresário estão trabalhando para fazer com que o preço seja acessível.

“Nossas pizzas são mais caras do que a maioria das pizzas congeladas, mas (o preço) é equivalente ao das pizzas resfriadas”, disse Maclean.

O empresário e o professor agora vão tentar transformar outros alimentos em refeições saudáveis, como o curry indiano e o tradicional fish and chips britânico.

Fonte: Folha

Deixar uma Resposta »