Manjar Branco

Alessandra Quedi 14 de novembro de 2011 0


Manjar branco é uma receita clássica e simples que dificilmente não agrada a todos. Esta é muito fácil de preparar e vai ser difícil você errar.

Ingredientes:

1 litro(s) de leite
8 colher(es) (sopa) de açúcar
1 vidro(s) de leite de coco
7 colher(es) (sopa) de amido de milho

Calda

200 gr de ameixa preta
6 colher(es) (sopa) de açúcar
1 1/2 xícara(s) (chá) de água

Modo de Preparo:

                1 – Leve ao fogo, em uma panela de tamanho adequado, o leite, o amido de milho, o açúcar e o leite de coco, bem misturados.

2 – Mexa sem parar, até que o creme engrosse, formando um mingau grosso.

3 – Despeje o creme em uma forma, dessas que tem uma parte elevada, no centro, úmida. Deixe esfriar.  Leve à geladeira, após cobrir com filme plástico.

 Calda

                Enquanto seu manjar engrossa na geladeira, prepare a calda: leve ao fogo as ameixas, o açúcar e a água. Deixe ferver até que engrosse o líquido, tomando ponto de calda. Na hora de servir, vire o pudim em uma travessa e cubra com a calda, dispondo as ameixas ao lado e sobre o manjar.

 Dicas

                1- Se quiser variar, use outra fruta em lata: abacaxi e pêssego, por exemplo, ficam ótimos, pois seu sabor combina com o do coco.

2- Outra variação de calda: leve ao fogo 1 xícara de chá de vinho tinto, 2 colheres de sopa de açúcar e 100 de uvas passas sem sementes. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que as passas fiquem macias. Se quiser, engrosse com uma colher (chá) de amido de milho dissolvido em um pouco de água.

3- Também pode usar calda de morango: leve meio quilo de morangos ao fogo, sem acrescentar mais nada e deixe cozinhar até que a fruta solte seu líquido e cozinhe, mas sem desmanchar. Acrescente açúcar a gosto e deixe no fogo por mais alguns minutos.

4- Uma boa forma de variar é usar calda de maracujá: polpa de 2 maracujás, e açúcar levado ao fogo. Usa-se em menor quantidade, pois é bastante ácido.

 Rendimento: 6 porções

Deixar uma Resposta »