10 dúvidas sobre cabelos tingidos

Alessandra Quedi 4 de janeiro de 2009 35

Cores, mechas e passo-a-passo para pintar as madeixas em casa

cabelos-tingidos-duvidas

Quer entrar ou sair do time das coloridas? O site da revista Capricho traz 10 questões para esclarecer dúvidas sobre cabelos tingidos e dicas para ter fios sempre saudáveis.


1. Pintei o cabelo de preto e me arrependi. O que eu faço?
Essa cor é difícil de tirar. O ideal é que ela saia sozinha – você deixa o cabelo crescer e vai cortando as pontas. Se não tiver paciência para isso, outra solução é fazer uma decapagem, processo em que se aplica descolorante na cabeça inteira para remover os pigmentos da tinta. É rápido, porém muito agressivo, e costuma detonar o cabelo. Depois, para amenizar o estrago, só batendo ponto no salão para fazer uma hidratação profunda – sim, porque nesse caso a máscara capilar não resolve.

2. Fiz escova progressiva e agora quero ficar loira. Posso?
Pode desde que dê o intervalo de 15 dias, no mínimo, entre os procedimentos. É importante também consultar um cabeleireiro. Somente ele vai poder dizer se o seu fio aguenta receber uma nova química sem arrebentar.

3. Quem tem cabelo crespo pode fazer luzes?
Claro que sim! A diferença é que as mechas precisam ser mais largas. Caso contrário, os fios mais claros vão ficar escondidos entre os cachos.

4. É verdade que o vermelho desbota mais rápido que as outras cores?
Sim. Só para ter uma idéia, enquanto os castanhos duram, em média, 20 lavagens, os vermelhos suportam apenas 12! Por isso, se você está pensando em ficar ruiva, prepare-se para lavar a cabeça a cada dois dias e usar produtos específicos para cabelos com essa nuance.

5. Dá para passar do castanho ao loiríssimo em casa?
Nem pensar! Para clarear o cabelo, é preciso, primeiro, tirar toda a cor dele para, só então, passar o tom de loiro que você quer. Esse processo resseca os fios e, se não for bem feito, pode deixar o resultado artificial. Para evitar esses problemas, o melhor é clarear gradualmente, dando intervalo de um mês entre uma coloração e outra.

6. Qual a diferença entre a tintura permanente, a temporária e a tonalizante?
A permanente possui corantes mais intensos e, por isso, altera a cor do cabelo para sempre. Para tirar, só cortando. O legal de usar esse tipo de produto é que ele clareia até quatro tons dos fios, o que é bom para quem quer mudar radicalmente o visual. A versão temporária clareia até um tom – é para quem deseja um resultado bem próximo do natural. Como sai com as lavagens, é uma boa pedida para quem ainda não tem certeza da cor que deseja. Já o tonalizante tem pouco poder de coloração e é ideal para dar brilho e uniformizar a cor dos fios.

7. As mechas coloridas, como as rosa, estragam mais o cabelo que as tradicionais?
O problema desses tons é que eles ficam fracos e apagados – às vezes, nem pegam – se você não descolorir os fios antes com água oxigenada. Daí, a chance de o cabelo ficar quebradiço e ressecado feito palha é maior.

8. Posso ter mais de uma cor na cabeça?
Claro! Se quiser um estilo mais discreto, faça luzes dois ou três tons abaixo do seu cabelo. E, para ousar, você pode pedir para o seu cabeleireiro fazer mechas de cores fortes, como rosa, laranja, azul e violeta.

9. Existe um ponto certo da cabeça para fazer mechas coloridas?
Não, geralmente elas ficam no topo da cabeça ou na franja porque ali é que aparecem mais. Mas nada impede de você fazer no cabelo todo, misturando bem com os fios naturais ou escurecer mais as pontas ou a base, próximo à nuca.

10. Tudo bem pintar o cabelo com a água em que o papel crepom foi dissolvido?
Além de ressecar os fios, o resultado vai durar bem pouco (cerca de três lavagens). Com os tonalizantes coloridos, o efeito pode durar até oito e, com as tintas, um mês. O melhor é optar por tintas especiais (existe até uma cor de jeans).

Fonte: www.abril.com.br/noticia

35 Comentários »

  1. mariane 26 de outubro de 2011 at 15:25 - Responder

    tenho cabelo loiro ,so que ele puxa p alaranjado
    e nenhum profissional deu jeito nele,por mais
    q ele seje pintado de loiro claro acinzentado nao resolve
    oq faço?

  2. fabi 25 de setembro de 2011 at 20:57 - Responder

    socorro!!!!fiz permanente e ficou horrival meu vabelo esta muito ressecado, posso fazer uma prograssiva agora?

  3. Carla 17 de agosto de 2011 at 15:40 - Responder

    Meu cabelo está com a raiz natural(castanho escuro ) e pontas preto quero ficar com castanho claro como fasso?

  4. cristiane 8 de agosto de 2011 at 18:29 - Responder

    tenho cabelos tingidos de vermelho, posso fazer escova progressiva?

  5. Francielli 6 de agosto de 2011 at 19:52 - Responder

    ola..
    eu tenho meu cabelo tingido de preto, mas eu pinto com a tinta natucor, e gostaria de fazer mechas californianas, sera que eu posso?vai ficar legal???obrigada

  6. Louyse 27 de junho de 2011 at 21:44 - Responder

    ooi, eu pintei meu cabelo de ruivo, agora só quero ficar com essa cor na cabeça, mas o meu cabelo vai crescendo e a tinta vai saindo, se eu ficar pintando toda hora estraga meu cabelo ? mas eu faço um massagem toda semana !!!

  7. talita 17 de janeiro de 2011 at 07:41 - Responder

    suo morena clara que cor fica bom pra min

  8. Debora 1 de dezembro de 2010 at 12:42 - Responder

    Meu cabelo era bem enrolado e loiro (tingido)porem a 4 meses um mulher que diz ser cabeleireira fez progressiva em meus cabelos porem ela também relaxou meu cabelo a parte de relaxar eu não sabia em fim meu cabelo caiu uma mechinha na frete e ficou muito fraca.agora depois de 4 meses possa fazer outra progressista? Ajudem-me estou com muito medo da possibilidade de cair.

  9. Guilherme 27 de novembro de 2010 at 15:21 - Responder

    oiii tudo bem ??
    e eu alisava meu de toda vez que eu cortava mais o menos de 3 em 3 meses ai na ultima vez que cortei não alisei … resolvi fazer luzes fiz as luzes e adorei mas só que meu cabelo fico muito ressecado e com pontas duplas…. eu queria saber se eu posso alisar pra ver se ele melhora um pouco (mas to com medo de ficar pior) se eu não puder o que posso fazer pra melhorar ele ??????
    muito obrigado
    bjoos

  10. Flavia 19 de novembro de 2009 at 18:11 - Responder

    OLA PINTEI O MEU CABELO 2007 A QUASE DOIS ANOS E NO ANO PASSADO FIZ PROGRESSIVA VOU FAZER O RETOQUE DA MINHA RAIZ APOS UM ANO PARA NAO AGREDIR TANTO GOSTARIA DE SABER SE TENHO QUE DESCOLORIR PARA PINTAR DE LOURO ESCURO POIS JA PINTEI DE PRETO PELOS RESIDUOS DA TINTURA. E QUAL O INTERVALO QUE POSSO PINTAR POIS VOU FAZER NO DIA 02/12/2009 O RETOQUE DA MINHA RAIZ OU POSSO PINTAR ANTES ???
    AGRADEÇO DESDE JA PELA AJUDA

  11. Ariane 19 de novembro de 2009 at 08:01 - Responder

    Oi!!! Gostaria de tirar uma duvida… Eu tenho uma cliente que tem 80% dos fios brancos e o cabelo dela nao pega tinta!! Passa a tinta hj quando passa 2 dias o cabelo dela ja ta todo desbotado. Ja usamos varios tipos de marcas de tinta e nao resolveu o que posso fazer?
    Gostaria que vc me respondesse por email!!! Pq tenho medo de perder o site….

  12. Kylza 10 de novembro de 2009 at 09:51 - Responder

    Fazem 15 dias que fui dar mechas, so que a cabeleireira puxou 2 vezez e ñ acertou so na parte de traz do cabelo, ficou muito danificado atraz onde ela puchou as mechas, entao ela passou um castanho no cabelo todo….eu posso fazer as mechas so na parte da frente pq como ja falei atraz danificou muito???mais estou hidratando toda vez que lavo.

  13. cinha 6 de novembro de 2009 at 16:01 - Responder

    Oi, gostaria de saber se pode descolorir o cabelo com titura a base de água (natucor/ bigem ou paoon)? e qual o produto usar quando o cabelo se parte devido a química?

  14. jeane 3 de novembro de 2009 at 07:11 - Responder

    eu fiz uma indiana faz 110 dias gostaria de voltar a fazer relaxamento poço?

  15. graziele 30 de outubro de 2009 at 12:23 - Responder

    Boa tarde!! gostaria de saber se posso passar relaxamento no meu cabelo, ele é pintado de loiro, e queria saber qual produto de relaxamento poderia passar, mas so na raiz, porque é onde ele fika alto obrigado.

  16. Ana Paula 22 de outubro de 2009 at 09:28 - Responder

    oii eu sempre fiz luzes, e meu cabelo era bem comprido e lindo dai eu começei a pintar ele de loiro no começo deste ano e percebi que ele não cresce e que esta quebrando muito, eu faço chapinha uma vez por semana, mais tbm estou fazendo cauterização e hidratação uso varios tipos de novex e tbm nielly gold e lavo o cabelo a cada 15 dias com shampoo anti residuos oque mais eu posso fazer para ter o meu cabelo lindo de novo??desde já obrigada

  17. Dri 29 de agosto de 2009 at 22:30 - Responder

    Olá!! Neste momento estou loira e gostaria de saber se há alguma forma para disfarçar um pouco a raiz, para que ela não realce muito quando o cabelo estiver crescendo. E também uma forma de ondular as pontas, já que ele é muito liso! Obrigada.

  18. Veronica 23 de agosto de 2009 at 20:10 - Responder

    Gostaria de saber a marca e a numeração desse tom de vermelho ai na foto do site…obrigada!!!

  19. Priscila 22 de julho de 2009 at 21:08 - Responder

    Oi!!!Meu cabelo natural é castanho médio e está tingido de loiro médio(n°7.0).Gostaria de saber como faço para deixá-lo loiro claro?Caso não der para deixar os cabelos loiro claro com a tinta,qual o procedimento para eu fazer luzes em casa?

  20. eugenia 4 de julho de 2009 at 11:50 - Responder

    Olá pessoal, a cor natural do meu cabelo é castanho médio, nem escuro e nem claro, mas eu passo tinta preta nele, mas agora estou enjoando dela e minha prima que tem um salão diz que fica pesado para o meu rosto, eu queria mudar, queria passar um loiro escuro, mas meu cabelo é liso natural, sem chapinha sem escova, não tem um fio quebrado, se eu fizer isso estraga muito? Faz 1 mês e meio que não passo tinta, o que posso fazer? por favor me ajudem…

  21. Ingrid 1 de julho de 2009 at 14:50 - Responder

    retoco* , foi mal !

  22. Ingrid 1 de julho de 2009 at 14:49 - Responder

    Eu uso alisante, quero saber se posso descolorir nem q seja uma parte pelas pontas sei lá.. que não pegue na raiz ? Tem algum problema?

    PS: eu sempre so recoto a raiz com alisante.

  23. Amanda 26 de junho de 2009 at 12:07 - Responder

    Oi , meu cabelo é pretoo (tingido) .. mas faz uns 4 meses que não o pinto. Queria fazer luzes californianas! mas tenho medooo de ele cair . O que Faço?

  24. Isabella 23 de junho de 2009 at 10:50 - Responder

    eu tenho o cabelo vermelho cereja mas quero tirar o vermelho pra ficar loira
    mas eu nao to querendo escurecer e clariar com luzes(o meu cabelo odeia luzes)
    como eu faço pra clariar sem as luzes!!!

  25. ildete 15 de junho de 2009 at 01:13 - Responder

    Meu cabelo é castanho escuro eu faço descoloração para ficar loiro clarissimo e sempre retoco a raiz,só que ele começou a quebrar muito e a raiz esta grande.Posso usar natucor para escurecer…

  26. marcia 13 de junho de 2009 at 19:33 - Responder

    oi tenho cabelo preto e liso e queria colocar o vermelho intenso quero saber como tirar esse preto que ta me aturmentando, e deixalos vermelhos intenso sem que danifique muito meu belo. obrigada

  27. nanda 3 de junho de 2009 at 15:30 - Responder

    oiiii eu fiz permanente com lisahair, gostaria que me indicasem uma boa linha de manutenção,…tambem gostaria de saber como faço para tirar o permanente e se vai estragar meu cabelo, por favor me responde……obrigado

  28. michele 1 de junho de 2009 at 19:04 - Responder

    se eu tirar o loiro e pintar de vermelho sera que fica laranja?

  29. evelyn 18 de abril de 2009 at 00:05 - Responder

    oiii eu tenhu cabelos ruivo e quero deixalo loiro ou xegaperto pelomenos castannhu claroo mais so quero mesmuu e tira o ruivo e dexalo claro… estouuu locaaa xega desse foguinho no meu cabelo enao seii oq faze purfavor me ajudeee …… obriiigadooo

  30. carla 23 de março de 2009 at 08:41 - Responder

    quero saber se posso da da luzes depois que
    eu pintei meu cabelo d preto ?

  31. cinthia 11 de março de 2009 at 23:27 - Responder

    Pintei o cabelo de loiro escuro e ficou avermelhado,qual a cor que devo usar para tirar o vermelho?me falaram que é os que termina com 2,é verdade?

  32. rosenalva 6 de fevereiro de 2009 at 23:55 - Responder

    ola eu pintei meu cabelo de loiro claricimo, posso bota mechas? que cor boto. minha cor branca o tamanho do meu cabelo o comprimento vai ate o pescoço e e repicado sera que combina com rosto redondo

  33. Leozeni 25 de janeiro de 2009 at 14:41 - Responder

    olá, minha mãe pintou o cabelo com castanho medio e ficou muito escuro, agora ela quer passar um loiro medio para ficar mais proximo da cor natural , o que faemos agora?q ela pintou para clarear os brancos, só que até sair toda a tinta, os brancos irão aparecer demais, o que é bom fazer, seráque temos q dscolorir p depois passar a tinta mais clara, ou só esperar a tinta sair toda. grata.

  34. JEANE 5 de janeiro de 2009 at 12:28 - Responder

    gostaria de saber se psso fazes luzes no cabelo sendo que pintei meu cabelo de castanho escuro e nao gostei.
    obrigada

    • Alessandra Quedi 5 de janeiro de 2009 at 20:50 - Responder

      Jeane, é melhor você procurar um especialista, porque cabelo com química é complicado ….. abraços

Deixar uma Resposta »