Ácido glicólico: mais uma arma contra as cicatrizes, manchas e envelhecimento da pele.

Alessandra Quedi 14 de janeiro de 2009 12

tecnica01

O mais amado dos AHAs (Alpha-hidroxiácidos) merece destaque. Ele é extraído da cana-de-açúcar e formado por moléculas menores que as dos ácidos das frutas. Por isso consegue penetrar mais rápido e profundamente na epiderme.

Como age – Além de seus poderes hidratantes, promove uma leve esfoliação da camada superficial da pele. Com isso, facilita sua própria penetração e a de outras substancias. Também acelera a renovação celular, deixando a pele mais lisa e uniforme.

Indicação – Trata manchas e cicatrizes de acne, mas sua indicação principal é o foto-envelhecimento e hidratação do rosto e corpo. Agrada bastante às pessoas mais jovens, por não exigir afastamento do sol. Ultimamente, vem sendo usado com sucesso também no tratamento de estrias avermelhadas e mais jovens.

Uso doméstico – A concentração do seu uso em casa pode ir aumentando gradativamente, variando de 2% a aproximadamente de 12%, em formulações que atendem a necessidade de cada paciente. Geralmente o glicólico é associado ao kójico (para clarear), ceramidas e lipossomas (para intensificar a penetração) e ARL (um pool de vitaminas anti-radicais livres).

Uso em consultório – Muito comum em peelings suaves, para fazer o que chamam “refrescar” a pele, ou seja deixá-la com uma aparência mais lisa, brilhante e fresca. Mesmo concentrações que variam de 40% a 70%, o peeling com o glicólico é sempre superficial e não ultrapassa a primeira camada da pele. Mas nem por isso é  inofensivo. Mal aplicado, pode produzir uma característica cáustica que vai terminar em cicatriz, hiperpigmentação ou hipopigmentação. Pode ser feito em etapas, uma vez por semana, e combinado com outros peelings.

Efeitos colaterais – Pode causar irritação em pessoas predispostas, com pele sensível ou alérgicas. O fato de não reagir com o sol, porém, produz enganos. As pessoas entendem que podem passá-lo no rosto e ir tomar sol. Não é assim. Pela sua ação esfoliante, a pele se torna mais sensível e fina, suscetível, portanto, a manchas e irritações. Antes de se expor, é preciso lavar o rosto, retirar completamente o ácido e passar um protetor solar acima de FPS15.

12 Comentários »

  1. carlitos 20 de dezembro de 2012 at 00:56 - Responder

    Nao recomendo o uso do acido retinoico a pessoas com pele sensivel.
    o tca é o melhor, quando aplicado no rosto fica só por poucos minutos e o rosto é bem lavado de seguida.
    Muito inportante, nao deixar nenhum acido no rosto de peles sensiveis por mais de 6 minutos.
    pode causar donos na pele.
    tca 15%

  2. alexandra 18 de dezembro de 2012 at 19:07 - Responder

    ola! eu tenho marcas de cicatrizes de acnes no rosto eu posso usar o acido glicolico sem prescriçao medica estou muito desesperada por ter uma pele limpa novamente!!! eu tenho a pele clara….

    • Alessandra Quedi 18 de dezembro de 2012 at 20:21 - Responder

      O mais indicado é vc ir em uma dermatologista, ou em uma farmácia e fale com o bioquímica, pois pra mim foi a bioquímica que fez a loção.

  3. jaqueline 1 de julho de 2011 at 13:50 - Responder

    olá boa tarde gostaria de saber se acido glicolico ajuda a tirar as estrias?
    se esiste uma pomada cm esse acido ?
    obrigada boa tarde….

  4. manchas no rosto 1 de dezembro de 2010 at 13:11 - Responder

    O importante é tomar cuidado para não deixar o ácido na pele por muito tempo, nem aplicar ácido demais, pois pode causar irritações na pele!
    Seu post está excelente, com muita informação sobre o assunto!
    Merece nota 10! Irei fazer um link para esse post do meu blog!

    Obrigado!

  5. lucia 11 de novembro de 2009 at 07:15 - Responder

    bom dia; gostaria de saber se posso usar o ácido glicólico sem prescrição médica, tenho 45 anos minha pele é clara, e também quais os passos a seguir após o uso do mesmo.

  6. eider 3 de novembro de 2009 at 13:40 - Responder

    gostaria de saber se acido retinoico serva para retirar cicatrizes de acne

  7. Lionilda Oliveira 4 de agosto de 2009 at 16:34 - Responder

    olá, gostária de saber se posso usar ácido glicolico e retinoíco durante a gestação.
    obrigada!

  8. alessandra 7 de julho de 2009 at 12:20 - Responder

    boa tarde!! gostaria de saber se o acido glicolico pode ser usado para retirar uma tatuagem que tenho no dedo anelar esquerdo??

  9. lauriane 28 de maio de 2009 at 08:41 - Responder

    minha deramtologista me passou o acido retinoico, e apos o glicolico pra manter uma pele bonita porem, o retinoico não queimava nada, e o glicolico tá tendo uma certa pinicação é normal? minha pele parece estar inchada, dolorida no dia seguinte… oque posso fazer e quero clarear as manchas de sol.

Deixar uma Resposta »