Alguns cuidados são muito importantes para a saúde dos seus pés

Alessandra Quedi 30 de dezembro de 2008 1

t2

Alguns cuidados são muito importantes para a saúde dos seus pés. Siga atentamente nossas dicas e caso tenha alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo.

Dia-a-dia

– Faça uma limpeza básica em seus pés diariamente.
– Ao lavar os pés com água e sabão, não se esqueça de secá-lo bem, inclusive entre os dedos, evitando assim, o aparecimento de fungos, frieiras, micoses e “chulé”.
– Corte as unhas sempre no sentido reto, não arredonde os cantos para evitar unhas encravadas.
– O uso de talco é importante para mantê-lo seco, porém, não abuse da quantidade, pois ele poderá causar o ressecamento dos pés.
– Utilize calçados confortáveis, de preferência de bico arredondado, e os adapte com uma palmilha para conforto, evitando assim o atrito e prevenindo o aparecimento de calos, bolhas e joanetes.
– Vá ao menos uma vez por mês ao seu podólogo de confiança. Só ele poderá manter suas unhas cortadas de forma correta, livres de calos, limpos e com boa aparência, trazendo mais conforto e sensação de frescor para você.
– Como já é de conhecimento de todos, fungos adoram calor e umidade, sendo assim, calçados são o ambiente perfeito para eles. Mantenha-os limpos e secos. Para isso conte com o auxílio de spray e talcos específicos e também, alterne a cada dia, o calçado utilizado.

Os pés no inverno

No verão todos se preocupam com os pés. A razão mais forte para que isso aconteça é uma maior exposição, dias de sol céu azul pedem roupas e sapatos arejados. A aparência saudável e bonita acaba sendo uma exigência pois ninguém quer colocar uma sandália mostrando pés maltratados, ressecados e sem cuidado.

O que fazer no inverno? Já que não estarão tão expostos, já que a elegância dos dias de inverno inclui sapatos e botas fechadas, salto alto, bico fino. Não esqueça que o uso constante pode provocar o aparecimento de unhas encravadas e joanetes. O que vale ressaltar é que não são seus pés que devem se adequar aos calçados e sim os calçados aos seus pés. O popular chulé ( bromidrose) ocorre pela transpiração e falta de ventilação. Na higiene dos pés é importante lembrar que quando lavados os dedos devem ser muito bem secos, a troca de meias deve ser diária. Um sapato fechado num pé que transpira muito é uma porta aberta para a aparição de micoses e proliferação de fungos comuns também nessa época do ano.

Os diabéticos devem ter um cuidado especial. É preciso verificar a coloração da pele do pé e a sua temperatura, ao menor sinal de mudança é recomendável procurar um médico. As seqüelas na circulação periférica pode ser dolorosa, mas a neuropatia diabética que causa insensibilidade pode progredir de forma silenciosa, por isso é necessária uma rigorosa observação.

O importante é lembrar dos nossos pés não só quando os sintomas já nos incomodam muito, mas manter a assepsia constante e ter a consciência de que nossos pés devem ser tratados com tanto carinho quanto nosso corpo. Hidratar os pés, massagear, higienizar é função obrigatória de todos nós existem muitos produtos no mercado que tem preços acessíveis e que trazem um bem estar constante. Não se esqueça

Por que cuidar dos pés?

p2

Os pés são à parte do nosso corpo que sustentam nosso peso e que sofrem atrito durante todo o caminhar. Pés e unhas mal cuidados trazem desconforto e podem afetar inclusive o nosso humor.

Além disso, algumas patologias como as fissuras (rachaduras no calcanhar e entre os dedos) são porta de entrada para bactérias que causam infecções como, por exemplo, a erisipela.

Pessoas diabéticas devem ter atenção especial com os pés, já que possuem menor sensibilidade, e muitas vezes não percebem quando há um ferimento, que neste caso, tem a cicatrização mais lenta e dificultada por causa da doença.

Por isso, manter os pés saudáveis causam bem-estar e conforto para todo o nosso corpo.

Por que é importante para um diabético consultar um podólogo?

A diabetes é uma doença relacionada à má circulação sanguínea, além de causar outros problemas à saúde dos pés. É uma patologia que compromete as extremidades; por isso os pés tem de ser bem tratados para que se evitem problemas posteriores mais graves, como necrose ou amputação.

É necessário que o portador de diabetes frequente o podólogo periodicamente e tenha os cuidados necessários com os pés, inclusive utilizando calçados especiais, evitando atividades que podem lesar seus pés, não andando descalço, mantendo os pés secos, limpos e usando loções hidratantes e não fumar. Também é importante não carregar objetos muito pesados.

p4

1 Comentário »

  1. Gabi Podóloga 6 de maio de 2010 at 13:27 - Responder

    Parabéns pelas dicas! Amei! Sugiro uma massagem para os pés e a aplicação da loção De Pé em Pé

Deixar uma Resposta »