Aqui você encontrará orientação para cuidar melhor da sua beleza, com conselhos, receitas caseiras e muitas dicas.

Alessandra Quedi 21 de junho de 2008 19

php8qSiuF

Mas para que esses recursos produzam  melhores resultados é importante cuidar da sua beleza iniciando diariamente com um ritual de beleza e bem estar….  o seu banho…  veja a seguir:

Um ritual de beleza e bem-estar

Você sabia que o banho, além de ser um hábito de higiene, pode ser transformado num verdadeiro ritual de beleza? sem falar no bem-estar que traz para o corpo inteiro e na sua capacidade de repor as energias e melhorar a disposição?
Desde os romanos, os banhos estão associados ao prazer e à saúde. eles davam tanta importância aos banhos que em todos os territórios conquistados, mesmo nos mais distantes, a preocupação em construir termas era tão grande quanto em erguer templos e fazer estradas.
Este hábito foi difundido entre os outros povos, tanto é que conhecemos os famosos banhos de leite, de ervas e essências de Cleópatra, conhecida por sua beleza, inteligência e sedução. os filmes que retratam esta época mostram os grandes guerreiros, tomando banho e tratando de assuntos pertinentes às novas batalhas e conquistas, nas suas fumegantes e perfumadas “tinas” de banho.
Se ficarmos falando do aspecto histórico do banho, vamos levar muito tempo, mas não podemos esquecer dos banhos de leite de cabra de Michel Jackson, para clarear sua pele.
Enfim, o banho é muito mais que higiene. pois bem, venham comigo e conheçam estas dicas especiais, que podem tornar um simples banho, num verdadeiro ritual de prazer, beleza e saúde. os banhos sejam de chuveiro ou imersão, nunca devem ser excessivamente quentes, pois ressecam a pele e provocam ou agravam as varizes e celulite. quem tem problemas de pulmão deve ficar longe dos banhos quentes. o banho morno é indicado. de manhã, o banho deve ser mais para frio, para acordar os músculos e preparar o corpo para um dia agitado. o banho da noite pode ser mais para morno, para relaxar e preparar o corpo para um sono gostoso.
Ducha fria – para firmar os tecidos, sempre banho frio. se tiver um chuveirinho manual, dirija seu jato fazendo movimentos circulares por todo corpo. comece na nuca, ombros, costas, peito, ventre e finalmente, pernas e braços. se não agüentar a ducha fria completa, tente pelo menos uma ducha parcial, começando pelos pés, pernas e joelhose, depois, faça o caminho de volta, em direção aos pés. Quente e frio – no chuveiro, alterne água fria e água quente, o choque térmico ativa a circulação. Banho de emersão – para tornar mais duradouro o efeito de um banho de imersão, ao sair, enrole-se numa toalha ou use um roupão, sem enxaguar o corpo. se usar um creme hidratante, passe-o pelo corpo ainda molhado. durante o banho, friccione energicamente a pele com uma bucha natural para tonificar os músculos e reativar a circulação do sangue. faça o mesmo nas costas, com a escova de cabo comprido.
Creme – antes de entrar no chuveiro, passe no rosto e no pescoço uma boa camada de creme nutritivo. o vapor facilita a penetração do creme na pele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.
Banhos de Ervas
Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante. principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas. Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água. leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte a água do banho. As flores passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores. Conheça os efeitos de algumas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.
Alecrim –tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.
Alfazema – já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. é um excelente hidratante.
Camomila – é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. é utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.
Folhas de eucalipto – tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão
Hamamélis – devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.
Flor de laranjeira – dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. a flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
Hortelã – tonifica os músculos e renova as energias. amacia a pele e tem um efeito desodorizante. Jasmim – age como calmante em peles secas e sensíveis. um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.
Melissa – proporciona um banho relaxante e perfumado. antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.
Orquídea – seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.
Rosa – rica em vitamina c, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
Sal grosso – altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.
Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Loção para após o banho – misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. use diariamente após o banho, para amaciar a pele.
Banho para repor as energias – faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.
Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
Banho para relaxar – depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.
* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. após o banho de chuveiro, se enxágüe com um destes banhos. se enrole numa tolha e deixe-se secar naturalmente.

A seguir algumas dicas e truques de beleza:

ROSTO
Máscara Anti-rugas ( Prevenção )

1 colher ( sopa ) de glicerina sólida ( se não achar, use a glicerina líquida )
1 colher ( sopa ) de água de rosas
1 colher e 1/2 ( sopa ) de hamamélis ( também conhecida como água de hamamélis )
3 colheres ( sopa ) de mel puro
Bata no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Aplique nos rosto, massageie levemente e deixe agir por 30 minutos. Retire com água fria abundante.
Aplicação : 1 vez por semana se a pele estiver “cansada”, ou a cada 15 dias, se a pele ainda não apresentar linhas.
*a glicerina, a água de rosas e a água de hamamélis, são encontradas nas farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas ou casas de produtos naturais.

Creme Anti-rugas
Pegue 1 pepino descascado e bata no liqüidificador ou passe na centrífuga, para extrair o suco do pepino (se precisar bater no liqüidificador pode colocar um pouquinho de água filtrada).
Coe com um pano frio.
Num recipiente coloque 1 xícara (café) do suco de pepino.
Junte 1 colher (chá) de azeite de oliva.
1 colher (sopa) de farinha de trigo.
1 colher (sopa) de maisena.
Misture bem, até obter um creme de consistência macia, (se necessário acrescente um pouco mais de farinha de trigo ou de maisena).
À noite, após a limpeza do rosto, aplique o creme massageando levemente.
Durma com este creme e na manhã seguinte retire com água fria.
· Aplique 1 vez por semana.
· Serve para qualquer tipo de pele, após 25 anos.
· E ajuda a clarear as sardas pronunciadas.

Olhos Inchados e Cansados

Deite-se, feche os olhos, sem aperta-los. Coloque sobre cada olho, um saquinho de chá usado e molhado ( camomila de preferência ou chá preto ), que foi levado ao congelador para gelar. O saquinho de chá, libera uma substancia chamada TANINO que alivia a musculatura da região dos olhos, aliviando-os, desinchando-os e os olhos ficarão brilhantes.
* faça esta compressa por 15 minutos e repita diariamente se for necessário.

Para Enrijecer O Busto
Junte germe de trigo, farinha de trigo e sumo de pepino ( rale o pepino e esprema num pano para tirar o sumo, o pepino sem casca ). Junte tudo em partes iguais. Acrescente uma ampola de colágeno ( compra-se em farmácias comuns, de manipulação, homeopáticas ou de produtos de beleza ), misture tudo muito bem e aplique em todo o seio. Deixe agir por 30 minutos e lave bem com água mineral com gás gelada. Pode ser usada 3 vezes por semana.

Mãos Ásperas e Judiadas
Misture :
2 colheres ( sopa ) bem cheias de germe de trigo ( compra-se em casas de produtos naturais ou supermercados )
2 colheres ( sopa ) de óleo de soja
2 colheres ( sopa ) de açúcar refinado
Misture bem e passe nas mãos como se estivesse calçando luvas ( ou seja, das pontas dos dedos até o pulso ). Deixe agir por 20 minutos, depois friccione bem uma mão na outra. Lave com água gelada. Faça isso todos os dias.

Para Pés Ressecados e Calcanhares Rachados
10 comprimidos de melhoral adulto
1 vidro de água oxigenada cremosa a 20 volumes ( usada para tingir cabelos )
1 vidro de glicerina líquida ( se compra em farmácias )
10 colheres ( sopa ) de creme hidratante para os pés
bata tudo no liquidificador até misturar muito bem
coloque em um pote com tampa
passe nos pés e calcanhares ( de preferência a noite ) diariamente, até os pés melhorarem

CABELOS
Tônico Fortalecedor Para Raiz dos Cabelos
· diminui a queda
· combate os fungos que atacam os cabelos.
2 colheres (sopa) de folhas e flores de tomilho (encontra-se nas bancas de ervas das feiras livres)
1 copo de água filtrada
Leve a água para ferver, ao levantar fervura junte o tomilho.
Desligue o fogo, abafe e espere esfriar.
Coe.
Lave os cabelos normalmente só com shampoo.
Retire com uma toalha o excesso de água dos cabelos.
Aplique este tônico no couro cabeludo.
Massageie delicadamente.
Deixe agir por 15 minutos e exangue.
Faça 1 vez por semana.

Truque Para Se Ter Um Cabelo Tratado e Bonito
Qualquer shampoo, de qualquer marca, mas que seja ideal para o seu tipo de cabelo
Se for um vidro de shampoo de 500 ml, divida-o em 3 partes iguais, colocando-as em vidros vazios de shampoo
Para cada parte de shampoo bata no liquidificador :
4 folhas grandes de confrei
4 colheres ( sopa ) do mucilo da babosa ( descasque a folha de babosa e use o miolo melecado )
água mineral ou filtrada, suficiente para completar o pote de shampoo.
Coe tudo e junte a parte de shampoo reservada. Pingue de 10 a 18 gotas de Arovit ( compra-se em farmácia, tem que ser em gotas ). Misture bem e deixe agir de um dia para o outro
Use normalmente como qualquer outro shampoo, agitando bem antes de usar. Faça o mesmo com as outras partes reservadas
* o confrei e a babosa são frescos e podem ser achados em bancas de ervas das feiras livres.

Para Acabar Com As Pontas Duplas dos Cabelos
* procure usar silicone ( encontrado nas casas especializadas em produtos de beleza ), já que ele une as pontas, dando um aspecto saudável aos cabelos, mas para quem já tentou o produto e, de repente, não viu resultado, faça a seguinte receita caseira :
misture :
1 colher ( sopa ) de tutano de boi
1 ampola de vitamina A ( que compra-se em farmácias comuns )
1 colher ( sobremesa ) de óleo de babosa ( compra-se em casas de produtos de beleza)
Depois de muito bem misturado, passe imediatamente nos cabelos ( evitando o couro cabeludo )
Enrole os cabelos em papel alumínio, deixando agir por meia hora. Em seguida, lave com o seu shampoo e condicionador de costume.

Tratamento de Choque Para Cabelos Ressecados
1 abacate maduro
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de azeite de oliva puro ou óleo de girassol
1 xícara (chá) de leite integral (não pode ser leite em pó)
Chá de abacateiro feito com 5 folhas da planta para 1 litro de água mineral sem gás.
Bata no liqüidificador o abacate, o mel, o azeite e o leite.
Em seguida aplique nos cabelos limpos, do couro cabeludo às pontas, massageando cada mecha de 10 a 20 vezes.
Use touca térmica por 30 minutos ou envolva a cabeça com uma tolha quente por 3 horas. Funciona também o uso de touca plástica.
Depois remova o creme com água e por último, jogue o chá de folhas de abacateiro em temperatura ambiente sobre os fios.
Repita este procedimento 3 vezes na semana até os cabelos ficarem brilhantes e macios.
· atenção, se o seu cabelo for longo ou médio dobre a receita
· este tratamento hidrata e dá brilho aos fios.

Queda de Cabelos
Em 1 xícara ( chá ) coloque :
2 colheres ( sopa ) de folhas de amoreira picadas ( bem lavadas e selecionadas )
Junte água fervente
Abafe até o chá esfriar
Aplique frio e coado, em todo couro cabeludo, com chumaço de algodão. Massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos
Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente
Aplicação : pelo menos 3 vezes por semana, se a queda for intensa.
* atenção não tome sol durante a aplicação.

Unhas Enfraquecidas e Quebradiças
1ª etapa – misture um pouco de óleo de amêndoa doce ou azeite de oliva ; algumas gotas de limão ( em volume suficiente para umedecer todas as unhas ) e aplique à noite umedecendo as unhas nesta solução.
Faça massagens por uns 8 a 10 minutos nas unhas e cutículas.
2ª etapa
1 vidrinho de base para unhas fracas
3 gotas de iodo
2 pitadas de bicarbonato de sódio

Misture tudo agitando bem o vidrinho de base
Passar a cada 3 dias nas unhas
* não usar esmalte por cima, porque esta base fica grossa.

19 Comentários »

  1. Janah 14 de novembro de 2009 at 10:50 - Responder

    **Essa receita aqui é maravilhosa pra tirar manchas na pele; além de tirar manchas, é adstringente, tonificante,anti-acne e purificante da pele: è a receita dos deuses!!!!
    – Colocar tudo em um vidro de plástico, pode ser garrafa de refrigerante:
    -1 vidro de leite de colônia
    -4 copos (americano) de álcool
    -um copo de folhas de hortelã lavadas (amassar bem amassadas no pilão, dps jogar o leite de rosas dentro e coar no pano)
    -4 pepinos médios (bater no liquidificador aos poucos, com um copo americano de água) coar na peneira grossa, pra cair pedacinhos do pepino pra ficar na conserva, espremer o bagaço em um pano pra obter toda a consistência possível.
    -1 colher (café) de mel
    -1/2 xícara de chá de alecrim (pode-se usar a erva seca ou em saquinho), pois tem ação anti-septica e tônica, ativa a circulação
    -1 copo de salsa bem lavada (tirar o sumo) da mesma forma que o pepino,só que usando o álcool da (receita)
    -2 pastilhas de cânfora- A canfora é terapeutica, bactericida e refresca a pele.
    -um colher (se café) de bicarbonato de sódio –que tb clareia a pele
    -1 colher de (sopa) da seiva da babosa – tira flacidez, rugas
    -5 comprimidos de ASS adulto (Age como um depurador facial e não agride a pel)
    -1comprimido melhoral adulto
    -1 colher de (sobremesa) de leite de magnésia- ajuda a minimizar a acne, já que também tem função anti-séptica.

    *Misturar tudo, deixar curtir por 2 dias, guardar em local longe do sol.
    -Usar todos os dias, passando o produto c/ algodão sem esfregar, a noite (antes de dormir) e ao acordar, ou quando a pele estiver muito oleosa, esperar uns 5 minutinho e lavar o rosto com seu sabonete de pele e sempre passar hidratante se for a noite, e se for de dia, passar sempre protetor solar!
    Espero ter ajudado, se essa receita funcionar pra vc tb, deixe um comentário a respeito, assim ajudamos uns aos outros!! Me mande um e-mail para: janahdhi@hotmail.com
    Bjs
    Janah

  2. claudia 6 de julho de 2009 at 00:03 - Responder

    gostaria de receber dicas de beleza em meu email,principalmente de coisas naturais,sou mais velha que meu marido e minha sogra acaba com a minha vida me ajudem,por favor,obrigada.

  3. rosangela 20 de maio de 2009 at 22:25 - Responder

    gostaria de saber alguma coisa sobre cabelos oleosos. entrei no site mas nao vi nada.

  4. Maria de Lourdes Monteiro 29 de março de 2009 at 16:20 - Responder

    Boa Noite.De tanto raspasr as pernas com gilete tenho as pernas todas manchadas. Nao sei o que fsço. Existe algum tratamento para tirar as manchas das pernas.Ou so com tratamento de dermatologista.
    Vou ficar aguardadando sua resposta
    Abraços
    Maria de Lourdes

  5. Maria de Fatima Capelas Monteiro 29 de março de 2009 at 16:10 - Responder

    Tenho problema de cisto de ovario. Tomava o diane 35 ha 10 anos. Fui no ginicolgista ele fez um ultrasom vaginal e parecia que eu nao tinha mais cisto de ovario. Entao ele me andou parar de tomar o diane dois meses janeiro e feveiro. Ele tambem me pediu uns exames de hormonio. Fiquei janeiro e feveiro sem tomar o diane meu rosto ficou cheio de espinhas. Aminha menstruaçao ficou muito atraçada. Voltei nele em março ele fez ultrasom vaginal e viu os exames de hormonio e continou com cisto de ovario. O medico me deu dois remedios para descer a menstruaço. Comei a tomar quando chegou no quinto dia da cartela começeia menstruar. Liguei para o medico mandou parar e começei a tomar o diane 35. Mais o meu rosto continua com acne. O que eu deve fazer para acalmar a acne. Estava pensando em ir no dermatolgista. Ja fui na Esteticista mais nao adiantou nada. Sera que existe algum tratamento caseiro para secar acne. Ou devo ir no dermatologista ou tomando o diane 35 vai melhorando o rosto.
    Abraços
    Maria de Fatima

  6. adriana 20 de março de 2009 at 11:52 - Responder

    Olá gotaria de receber mais receitas de tirar manchas do rosto
    E RECEBER VIA E-mail obrigada.

  7. lucilal ribeiro 11 de março de 2009 at 18:33 - Responder

    eu gosto muito dessa pagina de receita caseira mais gostaria de uma receita caseira de mascara para afirmar a pele e uma para tirar manchas escuras das mãos espero q vcs atendão o meu pedido .tchau beijosssssss

  8. elizabete 8 de janeiro de 2009 at 08:48 - Responder

    ola gostaria de saber uma receita urgente para meus cabelos eu fiz relachamento no cabelo no salao e nao sei porque o meu cabelo começou a quebrar muito chega a cair de capucho è quebra nao queda estou indo na cabelereila fazer tratamento e nao esta resolvendo quase nem pento o cabelo de medo vi em alguns site passar tutano de boi gostaria de saber se e confiavel mesmo se nao vai quebra mais o meu cabelo ele parece podre sera que ainda tem chance de fortalecer, a cabelereira disse que sim mais e obvio que ela nao poderia disser ao contrario por favor sejam sinceros a cabelereira nao usa formol eu sempre tratei nela e isso nunca aconteceu, estou quase com depressao por causa disso só fico com vontade de chorar toda vez que pento o meu cabelo e a escova fica lotada de fios de cabelo poderia mandar mensagem no meu e-mai por favor beijos e abraços e desde ja agradeço se nao aqui mesmo nao faz mal com tanto que me respondam

    • Alessandra Quedi 8 de janeiro de 2009 at 18:02 - Responder

      Elizabete, o rcomendado é você procurar um especialista no assunto, porque geralmnte uma cabelereira que faz um bo trabalho não trabalha em cabelo co quimica…a não ser hidratação algo assim, postei algumas informações que achei interessante para seu caso, leia e análise correto. abraços

  9. Alessandra Quedi 13 de outubro de 2008 at 14:26 - Responder

    Dayane, ha muito tempo uso receitas caseiras em meu cabelo e ate hoje nao aconteceu nada a nao ser melhorar e so voce ter cautela usar a medida certa sem exageros e conforme seu cabelo, porque como diz um cabelereiro que conheço…receita caseira so tende a melhorar o cabelo, mal nao vai fazer so se voce abusar de certas coisas, presta bem atençao na receita que voce vai fazer…se tem alguma igrediente que voce ve que e prejudicial cai fora da receita, mas geralmente so tendem a melhorar…essa e minha opiniao…abraços

  10. dayanne 13 de outubro de 2008 at 14:08 - Responder

    gostaria muito q vc me respondessem!!!

  11. dayanne 13 de outubro de 2008 at 14:06 - Responder

    ola gostaria muito de fazer todas as receitas caseira mas tenho muito medo de estragar ainda mais meu cabelo! oque fasso para saber se nao vai estragar ainda mais meu cabelo?????? parabens pelo siti!!

  12. kelly maria 8 de outubro de 2008 at 09:09 - Responder

    oi amigas , gostaria de ajuda sobre cravos preto – sou morena e a anos venho sofrendo disso , eles aparecem com freguencia nas minhas costas , mas no ombro gostaria de saber se existe um tratamento caseiro para isto, desde ja obrigada .
    bjs kelly

  13. carolina carneiro 14 de agosto de 2008 at 10:36 - Responder

    ola eu vivo em Angola e gostaria de saber o que usar em pele que parece casca de laranja
    e tambem gostaria de saber como conservar os produtos caeiros
    aguardo a resposta

  14. ana paula 14 de julho de 2008 at 06:02 - Responder

    Por favor quero uma receita urgente de tutano de boi passo a passo se posivel

  15. Rosa 13 de julho de 2008 at 13:09 - Responder

    Boa tarde
    gostaria de saber a validade dos produtos das receitas acima citados e se eles precisam ser armazenados em geladeira ou outro cuidado específico
    aguardo a resposta

  16. Alessandra Quedi 29 de junho de 2008 at 22:31 - Responder

    Carmem…Obrigada pela sua visita, espero mais vezes , estamos providenciando para vcs receberem as matérias em seu e-mail, mas enquanto isso continue visitando o site ou assinando nosso Feed (RSS) http://www.mulhercriativa.com.br/feed

    caso queira alguma matéria especifica pode solicitar que providenciaremos com imensa satisfação, mais uma vez obrigada pela participação…abraços..Ale

  17. carmen 29 de junho de 2008 at 15:48 - Responder

    gostaria de receber dicas de beleza em meu eamil.

  18. Damiane 27 de junho de 2008 at 14:31 - Responder

    quero saber para que serve a mistura de leite de soja, bicarbonato e agua oxigenada de 10 volumes
    por favor me respondam pois me ensinaram que serve para manchas das axilas e virilhas.

Deixar uma Resposta »