Cores fortes na maquiagem e cabelos naturais, são as tendências para o Inverno 2008

Alessandra Quedi 8 de junho de 2008 0

phpsXM8Qb

Para a próxima estação a maquiagem vem com um visual marcante, embalada pelas cores fortes, que tendem a aquecer esta estação fria (às vezes, nem tanto). O vermelho forte, laranja, dourado e violeta vêm com força total, dando vida à maquiagem.

As tendências apresentadas nos desfiles do São Paulo Fashion Week Inverno/2008 não ficam só nas roupas. A maquiagem que as modelos carregam no rosto também são um referencial do que será quente na próxima temporada. Claro que, assim como no caso da moda, é preciso adaptar as propostas dos maquiadores para o dia-a-dia, afinal, o look de passarela é enfatizado justamente porque faz parte de um show.

“A coisa mais importante é lembrar que a maquiagem de um desfile é muito teatral, você não tem que sair exatamente igual a modelo. O interessante é pegar uma idéia apresentada e incorporá-la à sua rotina”, diz a maquiadora Tiffany Johnston da marca canadense M.A.C, que veio de Los Angeles para fazer os desfiles de seis grifes no SPFW.

Segundo ela, a cobertura da pele na maquiagem de inverno deve ser perfeita, no estilo “nude”, onde parece que você não está usando nada. Vanessa Rozan, que também é maquiadora da marca, responsável por três desfiles nesta semana de moda, explica que a base aplicada com as mãos, garante este efeito mais natural.

Em termos de cores, os profissionais apostam em tons fortes, incluindo metálicos, que podem ser usados tanto nos olhos como na boca, ao mesmo tempo, ou alternados. “O outono/inverno sempre foi um pouco sisudo, mas de um tempo para cá começou a ter cores mais vivas”, conta o maquiador Marcos Costa, responsável pela beleza de quatro desfiles no SPFW. Ele sugere a mistura de cores e texturas, como sombras em dourado e prateado (sendo uma delas em creme) ou ainda um delineador vermelho com boca rosa chiclete.

“A mulher que tem medo de usar cores fortes pode fazer uma maquiagem natural, mais neutra, e trazer apenas um toque, como uma sombra turquesa, sem comprometer”, explica Costa. O conselho é compartilhado por Vanessa: “Como tem muita coisa acontecendo em termos de tendência, escolha uma e incorpore no seu estilo, brinque com ela e faça do make um acessório”.

O maquiador Saulo Fonseca, que esteve por trás da beleza de dois desfiles no SPFW, conta que o delineador é um item em alta no Inverno/2008: “Ele pode vir em preto, roxo ou azul marinho, com um traço mais reto e gráfico, não tão fininho como se costuma usar”. A definição de Vanessa é que o delineador da próxima temporada vem como uma mistura de “Amy Winehouse com Bonequinha de Luxo”: nem muito exagerado, nem muito certinho.

A sombra branca volta, em um tom off white, mais próximo do bege, atuando como um iluminador no canto interno da pálpebra. E por falar nisso, o blush perde um pouco seu espaço para o pó iluminador, ressaltando a naturalidade da pele. “Viemos de uma temporada de muito blush, agora será mais comum usar o pó iluminador”, diz Andrea Costa, cabeleireira e maquiadora, que assinou a beleza no desfile de Erika Ikezeili. Dessa maneira, a boca fica em evidência, com um quê de anos 40. “A cor pode ser muito forte ou escura, como pinks e laranjas, o importante é que fique bem marcada”, ressalta Tiffany.

Os cabelos estão mais democráticos, com alturas e texturas diferentes, estando liberado até mesmo o ondulado, que andou oprimido pela chapinha nos últimos tempos. Andrea conta que chegou a ressuscitar o permanente em três clientes mais fashionistas que pediram os tão renegados cachos.

O cabeleireiro e maquiador Max Weber, responsável pelos looks em três desfiles do SPFW, conta que os fios virão com mais volume na próxima estação “por mais que a brasileira não goste”. “As escovas serão mais soltas, pois a preocupação será com um cabelo mais saudável, com movimento. Os finalizadores são perfeitos para esta tendência, moldando os fios”, diz.

A franja, hit desta temporada, continua em alta na próxima também. “É feminino e rejuvenesce. Mesmo no cabelo crespo fica chiquérrimo uma franja lisa, misturando texturas”, diz Marcos Costa.

Paulo Cesar Schettini, cabeleireiro dos desfiles da Cori e Neon, diz que a chapinha poderá ser aposentada, pelo menos temporariamente – e até mesmo o baby liss será mais natural. O profissional aconselha as fãs do recondicionamento térmico, a popular escova japonesa, a deixarem o procedimento de lado no inverno. Em termos de cores, é hora de apostar em tons mais opacos. “Tons de mel, dourado e principalmente bege serão tendências a serem levadas em consideração”, diz Schettini

Fonte: Site Gustavo Sarti

Deixar uma Resposta »