Dicas e truques para pintar o cabelo em casa

Alessandra Quedi 19 de outubro de 2012 0
Dicas e truques para pintar o cabelo em casa

Pintar no salão ou em casa?

A dúvida que atormenta as mulheres que já decidiram mudar a cor dos fios tem resposta: é possível pintar os cabelos em casa sem comprometer o resultado, sim. Mas não pense que é moleza. Em primeiro lugar, a mudança não deve ser radical e deve estar focada em reparos simples, como o retoque das raízes. De acordo com o cabeleireiro Ernâni Fernandes, a pintura caseira deve ser feita com tonalizantes para reduzir as chances de estragos, pois o produto não compromete a cor e sai facilmente com lavagens. Se a intenção é usar tintas permanentes para uma mudança mais ousada o melhor a fazer é procurar um profissional. Certamente ele não cometerá o principal erro de quem se aventura a fazer o serviço em casa: as manchas.

Escolha a tinta certa

Se você se sente em condições para encarar a prova de fogo de pintar os próprios cabelos é bom não vacilar nos detalhes. A escolha da tinta é uma etapa fundamental e decisiva no resultado. Segundo Fernandes, saber qual é o seu tipo de fio e a tonalidade que você quer dar a eles ajuda a definir o tipo de tinta que será usada no processo.

Atenção nos pequenos cuidados

Os preparativos que antecedem a mudança de cor dos fios devem ser seguidos com atenção para você não amargar um resultado desastroso diante do espelho. Em primeiro lugar, é importante testar sua sensibilidade ao produto antes de aplicá-lo. O processo é simples: basta passar uma pequena quantidade no pulso ou antebraço. Coceira, ardência e irritação são o alerta vermelho para interromper seus planos.

Passada esta fase, faça uma boa lavagem nos cabelos um dia antes para remover resíduos de hidratantes sem enxague, silicone, gel ou outros tipos de máscaras. Recomenda-se não lavar os fios por, pelo menos, 24 horas antes da aplicação da tintura. Com esta precaução, você evita a perda da oleosidade natural, um potente agente de proteção dos fios o do couro cabeludo em contato com a química do produto.

Passo a passo:

1. Utilize uma pomada de silicone para passar na testa, orelhas, ao redor do rosto e na nuca. É importante o cuidado para que os os fios de cabelo já com a tinta não manchem a pele
2. Reparta o cabelo em mechas. Com isso, você garante que não vai esquecer de pintar todos os fios
3..Comece a aplicação pela nuca
4. Siga as instruções da embalagem do produto e não pule etapas.
5.Depois de tingir, procure usar xampus e condicionadores específicos para cabelos tingidos
6.Evite tomar banho com água muito quente, pois o vapor ajuda a desbotar a tintura
7. Mulheres de cabelos que já são tingidos devem evitar de fazer o processo sozinhas. O recomendado é procurar um profissional para evitar desastres que comprometerão o resultado.

Deixar uma Resposta »