Maquiagem do verão 2009 tem clima naturalista

Alessandra Quedi 4 de janeiro de 2009 0

Tons opacos para a boca e olhos com inspiração nos anos 70 são tendências; confira entrevista com o especialista Duda Molinos.

neon-boca

Camila Rutka

No inverno das ruas e das passarelas, a boca vermelha veio com tudo, sempre clássica e ultra-elegante. Nos olhos, o delineador com traço marcado, ao estilo da cantora Amy Winehouse, foi o grande hit da estação do frio. Mas, com a chegada do verão, o cenário muda. As produções cheias de glamour vão ceder espaço para a leveza da maquiagem naturalista.

O make da estação quente remete ao conforto e traz um frescor de pele saudável. ?Ela não é carregada, é mais transparente?, explica o maquiador Duda Molinos, proprietário da linha de produtos Make-up Studio e responsável pela beleza de muitas grifes que desfilam no Fashion Rio e no São Paulo Fashion Week.

Lábios calorosos
A boca molhada ainda tem seu lugar ao sol, mas a tendência é que os batons apareçam em texturas opacas, contrastando com a transparência e o brilho do gloss. Os vermelhos também não perdem espaço, mas chegam com tonalidades voltadas ao tomate e ao abóbora. As cores marcaram o desfile da grife Neon, no São Paulo Fashion Week (foto abaixo).

Também aparecem tons de rosa e laranja, que tiveram destaque no desfile da grife Fause Haten. ?O cuidado fica em combinar o produto com a tonalidade da pele?, diz Duda Molinos.

Olhar 70
Nas pálpebras, a tendência para os dias calorosos são sombras que recriam o ar dos anos 70. Ganha espaço a paleta de cores frias com tons de malva, lilás, verde-claro e azul, visual que veio com força na passarela da grife Salinas, no Fashion Rio (foto abaixo).

salinas-sobre-azul

Atemporais, as sombras clássicas também não devem faltar no nécessaire, com tons entre beges e marrons. O bronze, por exemplo, marcou os olhos das modelos no desfile de moda-praia da Água de Coco (foto abaixo) e da grife Alexandre Herchcovitch, no SPFW.

agua-de-coco-sombra

Se a idéia for aprofundar o clima retrô, vale apostar no delineador levemente puxado no canto do olho. O traço não vem tão marcado, e é fino e discreto. O visual de olho marcado, com jeitão de rock-praia, também é sucesso garantido. ?Contornar com lápis preto a parte de dentro do olho fica sexy na medida certa?, ensina Duda Molinos. Na foto abaixo, a beleza do desfile da Triton, no SPFW.

triton-olho-rock

Pele em evidência
No verão a ordem é: deixe a pele respirar. Se no inverno o trio base, corretivo e pó facial é imbatível para uniformizar a pele e criar um make elegante, no verão a cobertura da pele fica mais suave. Não significa que você precisa sair de cara lavada por aí, mas dispensar a base e ficar só com o pó, ou vice-versa, e usar corretivo para arrematar, são plenamente permitidos. ?Um visual chique de verão é ter uma cobertura de pele bem ao natural e com a boca bem-feita?, sugere Duda Molinos.

forum-pele-natural1

Pular etapas exige cuidados extras. A pele deve estar bem cuidada e as sobrancelhas aparadas. Mas, se o caso for disfarçar imperfeições, não há escapatória: vai ter de caprichar na cobertura mesmo.

Atualize o nécessaire com pós e blushs bronzeantes para homogeneizar a coloração da pele. Como é comum passar um protetor solar mais potente no rosto, a face acaba ficando mais branquinha do que o resto do corpo. Esses produtos equalizarão os tons do corpo. Mas prefira as versões opacas para obter um look natural.

Fonte: www.abril.com.br

Deixar uma Resposta »