Reflexologia

Alessandra Quedi 19 de junho de 2008 0

phpU1Hv2L

Não pode ser atribuída a nenhuma cultura específica a “descoberta” da reflexologia. Sabe-se que diversos povos utilizaram diferentes formas de trabalho nos pés e a relação entre os pés e os órgãos internos do corpo era conhecida pelas antigas civilizações. Veja mais…

A mais antiga documentação que se tem notícia é proveniente do Egito. Eles eram grandes estudantes do corpo humano. Isto ficou registrado pelos artistas da época nas inscrições dos túmulos e nos murais. Isto é sugerido por um desenho encontrado num túmulo egípcio com data de 2330 a.C.

A figura ao lado mostra quatro pessoas, uma delas sendo tratada com uma massagem aos pés, e uma outra, com uma massagem às mãos.

Outros atribuem a sua origem aos Incas, povo pertencente a uma civilização peruana muito antiga, remontando, possivelmente a 3000 a.C. Diz-se que estes passaram o conhecimento da terapia por zonas aos índios norte-americanos, que ainda hoje usam esta forma de tratamento.


Na América latina a reflexologia, foi trazida a princípio ao Paraguai pela missionária. No Brasil, foi criada a ABRT (Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins), que vem desenvolvendo, um trabalho não só de divulgação, mas também como produzindo estudo e pesquisa o que coloca nosso país em situação de destaque junto a comunidade internacional.




Mapa de Reflexologia Podal

Deixar uma Resposta »