Saiba quais doenças se escondem sob as unhas

Alessandra Quedi 7 de junho de 2008 49

phppwrU7k

Você freqüenta a manicure toda semana para manter as unhas sempre reluzentes e conservadas. Não importa o tom do esmalte, claro ou escuro, o que vale é estar com as mãos sempre limpas e bonitas. Mas será que fazer as unhas basta para mantê-las livres de micoses e bactérias?

» Veja o que pode ser encontrado debaixo da unha

“Nossa pele é normalmente composta por uma flora de bactérias e fungos. Se a pessoa estiver com o sistema imunológico baixo, em um ambiente propício, esses fungos e bactérias podem se proliferar”, explica a podóloga Tatiany Kermessi.

As bactérias encontradas embaixo da unha vivem na pele podendo causar algum distúrbio ao organismo. Os tipos mais freqüentes de serem encontrados são o estafilococos, estreptococos e os pseudômonas. Já a levedura mais freqüente é a cândida.

É importante lembrar que essas bactérias e leveduras podem ser transmitidas para outras pessoas bem como para outras partes do corpo. “Ferimentos abertos ou locais de resistência menor, como as superfícies mucosas, são áreas com maior risco de contaminação”, explica Solange Teixeira, dermatologista da Unifesp.

Ainda segundo Solange, as doenças mais fáceis de serem encontradas nas unhas são as infecciosas. “Alguns fungos e leveduras causam doenças que levam ao espessamento, alteração de coloração e descolamento das unhas”, ensina.

Outra doença que pode aparecer debaixo da unha é a verruga, causada pelo vírus HPV. “Muitas vezes essa doença leva a deformação e descolamento, que podem ser confundidos com micoses e tumores”, explica a dermatologista. Manchas escuras, pretas e acastanhadas podem não ser apenas sujeira ou resíduos, mas sim uma alteração racial ou mesmo um tumor maligno, chamado melanoma.

» Dicas para manter as unhas sempre limpas

“Uma boa dica é lavar as unhas com uma escovinha de cerdas macias”, comenta a podóloga Tatiany Kermessi. Manter as mãos e unhas limpas, através da lavagem freqüente e antes e após o uso do banheiro são importantes. “Deve-se fazer a unha a cada 20 dias, pois a retirada da cutícula facilita a penetração de fungos e bactérias”, complementa a podóloga.
Segundo a dermatologista Solange Teixeira, é fundamental que as unhas estejam sempre cortadas, para que haja uma redução na quantidade de resíduos acumulados. “Usar hidratantes nas unhas e cutículas ajuda a protegê-las”, complementa.

A dermatologista elenca ainda algumas dicas para quem quer se manter longe de fungos e bactérias:

- Mantenha as unhas sempre limpas, curtas e, de preferência, com formato quadrado para evitar o encravamento;
- Evite retirar a cutícula e o uso de objetos pontiagudos na manicure;
- Prefira removedores oleosos para retirar esmaltes;
- Use creme hidratante nas mãos, unhas e cutículas diariamente;
- Mantenha pés e mãos sempre secos.

“Debaixo das unhas de uma pessoa podem ser encontradas células mortas, poeiras, ácaros, bactérias e fungos. Isso sem contar resíduos diversos que dependem da atividade profissional da pessoa”, comenta Solange Teixeira, dermatologista da Unifesp.

As unhas podem ainda denunciar eventuais problemas de saúde. Algumas alterações na aparência podem ser o reflexo de doenças sistêmicas, como a anemia, doenças cardíacas e diabetes.

A podóloga da Doctor Feet Tatiany Kermessi lembra que apenas fazer as unhas com certa freqüência não é o suficiente para mantê-las limpas. “O ato de fazer as unhas deve ser realizado a cada 20 dias, pois a retirada da cutícula facilita a penetração de fungos e bactérias”, comenta.

Se você costuma devorar as unhas da mão, fique sabendo que além de interferir na sensibilidade tátil, o ato de roer aumenta o risco de inflamações e infecções.

Serviço:
Solange Teixeira – dermatologista
www.clinderm.com.br

Tatiany Kermessi – podóloga
www.doctorfeet.net

49 Comentários »

  1. washington 22 de dezembro de 2013 at 19:20 - Responder

    POR FAVOR ME RESPONDA,MINHA UNHA DO DEDINHO DO PÉ ESQUERDO ESTÁ TOTALMENTE PRETA E GROSSA,EU CORTO ATÉ ONDE POSSO,LIXO E SEMPRE NA MESMA O QUE PODE SER??????????????

  2. Lucia Tokuda 2 de fevereiro de 2013 at 01:16 - Responder

    Estou tratando de minhas unhas dos pes que estao com listras pretas. Nao todas as unhas mas na maioria. Nao venho melhora e ao consultar outro medico ele disse para suspender o remedio que estou tomando porque ira afetar meus rins e de nada iria adiantar pois nao se trata de micose, e nao tem cura… bom fiquei sem saber que decisao tomar pois o medico que receitou os remedios disse que nao poderia parar pois iria regredir todo processo o remedio eh ITORAT 50. Peco um conselho por favor, lucia

    • Alessandra Quedi 6 de março de 2013 at 16:26 - Responder

      limpe a unha toda semana e use diariamente CICLOPIROX OLAMINA, não chega a 15,00 e resolve, mas tem q usar diariamente, já gastei mais de 300,00 , comprando aqueles esmaltes e tomando remédio , e não resolveu , agora com o CICLOPIROX OLAMINA, resolveu.

  3. Jordana 17 de agosto de 2012 at 12:02 - Responder

    Apareceu no meu polegar direito há cerca de 1 ano, um risco fino preto, da metade da unha até as pontas. Embaixo da unha, cresce rápido um cutícula mais grossa, que sempre tiro com alicate. Se eu não tiro, fica dolorido, incomodando. O que pode ser???

  4. Carina 29 de setembro de 2011 at 15:24 - Responder

    Oi faz uns 3 meses que minhas unhas dos dedões dos pés não crescem e doem o q devo fazer? alguém tem alguma dica? obrigada!

  5. Diana 23 de setembro de 2011 at 17:10 - Responder

    Eu tenho uma faixa na unha da mão(um risco enegrecido contínuo na unha) faz uns 3 anos jah e não sinto dor nenhuma, amis a unha continua crescendu e a mancha esta fikandu mais larga oq é isso?????!!!!!

  6. marinetesantos 20 de setembro de 2011 at 23:47 - Responder

    estou preoculpada apareceu uma listra fina e preta na minha unha eu vi mas o menos que nao e coisa boa gostaria mais de saber obrigada

  7. hadja 4 de setembro de 2011 at 16:57 - Responder

    nada a ver

  8. Aparecida Bastos 17 de julho de 2011 at 11:18 - Responder

    Olá, estou tomando Centrium e óleo de peixe e cálcio e faço reeducação alimentar, como legumes, frutas e feijão mas por estar com tratamento longo de implante dentário não tenho comido carne vermelha só frangoe peixe. Apareceu uma pintinha bem pequena preta só no mindinho e anular tanto da mão esquerda quanto da direita . O que pode ser? Pode ser cosmético que passei no rosto e entranhou nas unhas ? É um que tira células mortas.
    Agradeço a orientação, me assustei com o que li.
    Atenciosamente
    Aparecida Bastos

  9. Patricia Alves 1 de julho de 2011 at 19:13 - Responder

    Olá gostaria de saber por minhas unhas dos pés etão escurecendo pode ser problema cardíaco desde já agradeço.

  10. LUIZA 28 de junho de 2011 at 07:08 - Responder

    MINHA GENTE SERA QUE TEM TAMTA SUGEIRA ASSIM

  11. cristiane 28 de junho de 2011 at 00:42 - Responder

    sou negra tenho as unhas do pes e das mãos com manchas e listras escuras,

    segundo um profissional da area me disse que e doença de negro, ate ai tudo bem

    mas gostaria de saber se não tem cura porque este profissional n explicou nada

    fiquei ha ver navio quem sou eu para discutir com ele, por favor fala mais sobre

    este assunto obrigado. otimo sit

  12. Marcelino 15 de abril de 2011 at 06:10 - Responder

    unhas dos pés escuras

  13. nice 4 de abril de 2011 at 20:28 - Responder

    do nada as unhas da mão esquerda tem manchas pretas
    fiquei preocupada
    naõ sinto nada
    só percebi alguns dias atrás
    só de dois dedos
    se puder me ajudar
    fico agradecida
    obrigada

  14. nice 4 de abril de 2011 at 20:23 - Responder

    do nada as unhas da mão esquerda tem manchas pretas
    fiquei preocupada
    naõ sinto nada
    só percebi alguns dias atrás
    só de dois dedos

  15. Débora 28 de março de 2011 at 21:45 - Responder

    Minhas unhas começaram e ficar escuras e ja fiz exames pra ver o que era e nao contatou nada , uma do pé esta completamente preta, e outras com foramção de listras qu aos poucos vão escurecendo tb, lista escura que apareceu no dedinho do pé esquerdo agora ja passou para pele abaixo da unha. Isso tem alguma explicação? e esta passando para as demais unhas do pé ,dos dois pés .
    Será que podem me ajudar?
    Desde ja agradeço

  16. julia 3 de março de 2011 at 10:20 - Responder

    oi,acho q estou com um problema em uma das unhas da mão: não nasce cutícula, o que será isso???
    des de já obrigada

  17. Odair 27 de janeiro de 2011 at 06:49 - Responder

    Bom dia, gostaria de saber sobre as minhas unhas, todas estão vindo escuras,como elas estivessem sujas,já faz mais ou menos 30 dias. Que devo fazer? Estou preocupado com a saúde!!

    Obrigado

  18. ana neiry 27 de agosto de 2010 at 13:41 - Responder

    bom algum tempo tenho notado que as unhas dos polegares estao crescendo com certo abaulamento na porçao central e que a unha do hálux esta metade escura e metade da cor natural. portanto gostaria de saber se é incicio de alguma patologia.

  19. ivone tomazzette 9 de novembro de 2009 at 11:03 - Responder

    olá estava lendo sobre as doenças das unhas e gostaria de saber se pode me ajudar,estou com um problema em duas unhas do pé,ñ sei o que faço,debaixo da unha cresceu uma carne,e o que está acontecendo eu ñ consigo cortar direito essa unha,porque doe,estou com medo que cresça nas outras também,o que devo fazer????o que é isso????desde já obrigado

  20. marcilene 2 de novembro de 2009 at 08:40 - Responder

    Olá, gostaria de saber, porque minhas unhas amarelam e começam a doer e logo descolam e formam muitas listas escuras na das mãos,a dos pés ficaram pretas e em forma de concha. o que fazer?

  21. Eloise Oliveira 23 de agosto de 2009 at 12:40 - Responder

    Senhores, á alguns anos atrás, extrai a unha do dedão do pé direito, pois estava encravada.A partir de então, esta unha nunca mais nasceu perfeita ela é muito feia,nem tem como descrever tenho verdadeiro horror desta unha.Voltei ao médico, porém até hj não resovi o problema,o que devo fazer?

  22. Rosana Felix da Silva 16 de agosto de 2009 at 22:09 - Responder

    gostaria que vcs colocassem,fotos das doenças,principalmente para mim,que sou manicure ,obrigada.

  23. suzana 4 de agosto de 2009 at 10:17 - Responder

    Oi, eu estou com um problema nas unhas, todas as unhas da minha mão estão ficando com umas mancinhas pretas bem fininhas, parece “ferpas”, mas são muitas e estão aparecendo em todas as unhas! o que será q é? Vc sabe? me responde

  24. Raquel Cordeiro 25 de julho de 2009 at 10:34 - Responder

    apareceu umas manchas brancas embaixo de duas unhas minhas essa semana, o que será? podem me ajudar? att Raquel

  25. Mari 14 de junho de 2009 at 13:22 - Responder

    GOSTARIA QUE ME EXPLICASSEM PORQUE MINHAS UNHAS ESTÃO FIRMES… APARENTEMENTE SAUDÁVEIS… MAS COM ONDULAÇÕES … A COR É NORMAL… ESSAS ONDULAÇÕES APARECEM APENAS EM QUATRO UNHAS… (UNHAS DAS MÃOS)… DESDE JÁ AGRADEÇO…

  26. Rebeca Nogueira 6 de junho de 2009 at 10:17 - Responder

    Eu tenho duas unhas dá mão que estão com algum problema não sei qual é acho que também tive antes no pé.Acho que uma bactéria, só sei que ela comeu(acabou)com minha corticula,cossa muito,quando passo o dedo por cima da pele perto da unha sinto uma bolinhas, essa parte da pele também tá irrugada.gostaria de saber o que é.
    Minha viu na televisão que tinha que passar alho com vinagre e sal sobre a unha não se isso é correto gostaria de saber.e eu corto a minha unha redonda e fico lixando ela redonda porque ela é pequena e espalhada(é pros lados)e acho feia quadrada eu estou fazendo certo?

  27. Eliane 30 de maio de 2009 at 23:45 - Responder

    Minhas unhas paresentam umas listras escuras sa do dedinho do pé ja ficou completamente preta, não foi obra de nenhum trauma, simplismente começam com litras depois escurecem totalmente, a dedaõ da mão direita tem uma listra central que ja passou para pele abaixo da unha e está acontecendo com todos os dedos, algumas são no canto outras no centro.
    Será que isso tem cura?
    Atenciosamente Eliane.

  28. Eliane 30 de maio de 2009 at 23:41 - Responder

    Minhas unhas começaram e ficar escuras nenhum médico ate hj me disse o q é, uma do pé esta completamente preta, e outras com foramção de listras qu aos poucos vão escurecendo tb, tanto nós pés como nãs mãos, lista escura que apareceu no dedão da mão direita agora ja passou para pele abaixo da unha. Isso tem alguma explicação?
    Será q podem me ajudar?
    Desde ja agradeço

  29. Eliane 30 de maio de 2009 at 23:39 - Responder

    Minhas unhas começaram e ficar escuras nenhum médico ate hj me disse o q é, uma do pé esta completamente preta, e outras com foramção de listras tanto nós pés como nãs mãos, lista escuara que apareceu no dedão da mão direita agora ja passou para pele abaixo da unha. Isso tem alguma explicação?
    Será q podem me ajudar?
    Desde ja agradeço

  30. JODERSON 26 de maio de 2009 at 09:25 - Responder

    OLA ,, JA FAZ UNS 10 ANOS QUE MINHAS UNHAS SÃO TODAS DEFORMADAS,,JA FIZ VARIOS TRATAMENTOS,,MAIS NEM UM ADIANTOU ,.. OQUI POSSO FAZER??? AS UNHAS TIPO SE ESFARELAM EM BAIXO ,, E FIKA TODA FEIA ,,..OBRIGADO T+

  31. maria elena 23 de maio de 2009 at 16:35 - Responder

    Apareceu uma mancha preta longitudinal na minha unha do polegar direito. Pensei que seria de uma batida que dei com martelo na unha ao colocar um quadro na parede. Espero há algum tempo que ela suma ao crescer só que não some. Assisti na TV a dermatologista Roberta Nakamura falar que algumas manchas na unha podem indicar alguma doença em outro órgão. Fiquei bastante assustada e procurei por um dermatologista que examinou, mas ele não quis dar nenhum diagnóstico apressado e me encaminhou para o CEU na Santa Casa de Misericórdia/RJ exatamente onde trabalha a Dra. Roberta Nakamura. Estou preocupada. Vocês podem me falar alguma outra coisa? Obrigada

  32. lorraine 22 de maio de 2009 at 23:28 - Responder

    ja sou manicure a muitos anos estou sempre procurando novidades
    e tambem no momento estou começando dar o curso de manicure
    estou tentando montar uma apostila falando dos procedimentos basicos
    mas com dicas e comentarios do tipo deste artigo q esta muito bom e bem explicado,meu sonho e poder fazer um curso de podologa obter todo material,mas na minha cidade nao tem o curso,tem poucas podologas e
    nao sao 100% e fazer em outra cidade nao tenho condiçoes financeiras
    parabens pelo artigo graças a esses trabalhos consigo melhorar o que sei se puder me mandar algum material resumido agradeço.abraços!!!!!

  33. paulo cesar da silva 15 de abril de 2009 at 12:21 - Responder

    olá, boa tarde vejam se vcs podem me ajudar a minha enteada ira fazer um trabalho sobre unhas doentes sera que vcs tem algum material para esta ocasião agradeço desde já muito obrigado.

  34. aparecida 10 de abril de 2009 at 21:38 - Responder

    Minhas unhas da mao desfolham e descascam nas pontas .Isso é falta de proteina ???? nao consigo resolver esse problema.Se puder me ajudar dede ja agradeço

  35. Karina 30 de março de 2009 at 21:20 - Responder

    já tem uns 6 meses que minhas unhas das mãos estão descolando, não sei o que é, já fui a dermatologista, fiz vários exames e não deu nada em nenhum deles.
    Não sei mais o que fazer…..e eles continuam descoladas.
    Estou usando Fluconazol mas não está adiantando NADA.
    O que tenho que fazer, dá uma má impressão….parece desleixo…..tenho vergonha!!!!!
    PLEASE!!!!
    obrigada,

    Karina

  36. nana 22 de março de 2009 at 19:03 - Responder

    oi tudo bem? faz algum tempo q minhas unhas ficam descascando e muito quebradiças.gostaria de saber pq se puder me ajudar desde ja agradeço.

  37. MERCIA VILANOVA 7 de março de 2009 at 14:01 - Responder

    OLÁ!

    POR FAVOR, GOSTARIA DE SABER O QUE MINHAS UNHAS TEEM, POIS ELAS ESTÃO COM MANCHAS ESCURAS EM FORMA DE LISTAS E NADA RESOLVE?

    AGRADEÇO A ATENÇÃO!

  38. Beth 17 de fevereiro de 2009 at 15:38 - Responder

    Minhas unhas desfolham, descascam nas pontas. O mais é normal.Crescem bem, têm ótima coloração,tudo legal. Me disseram que unha é pura proteína e que isso significa que estou com falta de proteína. É verdade?

  39. angelita 11 de fevereiro de 2009 at 14:41 - Responder

    Gostei muito das informações, pois trabalho com embelezamento de mãos e pés.
    Busco sempre estar informada para auxiliar as minhas clientes a procurar um bom dermato
    para solucionarem seus problemas. Gostaria de saber mais, pois tenho que reconhecer
    esses fungos e doenças, embora eu não não aplique nem prescreva nada.
    Meu trabalho é qualificado e cuidadoso, e procuro sempre me aperfeiçoar.

  40. tania maria 2 de fevereiro de 2009 at 18:16 - Responder

    estou com uma unha toda martelada e com um cor amarelada no dedinho . estou necessitando d eorientaçoes sobre este problema

  41. Vanessa 31 de janeiro de 2009 at 16:46 - Responder

    minhas unhas não crescem,principalmente as dos pés, elas não tem cutículas é bem estranho, já fiz exames para saber se eram fungos ou bactérias,mas não foi detectado nada. Não sei mais o que fazer, me ajudem por favor! abraços

  42. eridalto de souza 28 de janeiro de 2009 at 12:19 - Responder

    gostaria de saber sobre as mancha escuras nas unhas,o que poderia estar calsando estas manchas

  43. Leticia 21 de janeiro de 2009 at 07:04 - Responder

    bom dia

    estou com minhas unhas amareladas,nao uso esmaltes escuros e nao sei por que isso esta acontecendo, sera que pode ser por que nao como feijao com tanta frequencia? gostaria de um auxilio.

    att.

    • Alessandra Quedi 21 de janeiro de 2009 at 19:13 - Responder

      Leticia, experimenta ficar alguns dias sem esmalte e não fique muito tempo com o esmalte na unha, passe o esmalte e no máximo uns 4 dias tira, deixa a unha respirar por uns 2 dias e passe novamente…abraços

  44. Leonice 3 de novembro de 2008 at 13:34 - Responder

    Oi, há mais de um mês as minhas unhas estão formando camadas, ela cresce normalmente, mais em camadas, embaixo e em cima da unha normal. Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar esse aspecto feio nas unhas.

  45. Leda 2 de novembro de 2008 at 08:55 - Responder

    Bom,eu estou pesquisando porque estou cansada de tratar e não melhorar, estoudesempregada porque a mão é a carta de apresentação,e unha com micose é horrível de se ver,quem vende jóia como vai mostrá las sem mostrar as unhas!!!!!!!!!!!!!!

  46. mirlaine oliveira da silva 29 de julho de 2008 at 14:13 - Responder

    tem um mês que as minhas unhas se descolaram. mas foram sò as dos dedôes dos pès,gostaria de saber o que pode ser isso; devoprocurar um dermatologista com urgência?

  47. katia cilene 13 de julho de 2008 at 18:10 - Responder

    parabens pela dica,guando tiver mais me envie obrigado

Deixar uma Resposta »