Tratamento – Unhas fracas

Alessandra Quedi 23 de maio de 2013 0
Tratamento – Unhas fracas

Sinais de que suas unhas estão fracas:
– Unhas quebradiças
– Unhas finas, que dobram facilmente
– Descamação nas pontas das unhas
– Unhas com aspecto poroso

O primeiro passo para tratar unhas fracas é descobrir as causas do problema, que podem ser variadas. Em alguns casos, o enfraquecimento das unhas, tanto das mãos como as dos pés, pode ser sinônimo de problemas de saúde, alguns deles causados por uma alimentação desregrada.

Quando faltam vitaminas, principalmente dos tipos A e B e dos sais minerais como zinco, iodo e ferro no nosso organismo, a quantidade existente desses nutrientes é direcionada para os órgãos que necessitam deles para funcionar corretamente e o corpo deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelos. Além disso, doenças da tireóide e anemia também podem deixar as unhas fracas.

O hábito de manter as mãos sempre bem feitas é outro causador do ressecamento, por isso o tempo em que o esmalte fica sobre as unhas também deve ser levado em conta. O correto seria não pintar as unhas todas as semanas, mas para quem não consegue evitar, uma dica é retirar o esmalte dois dias antes de refazer as unhas e reforçar a hidratação.

Depois de aplicar novamente o esmalte, o ideal é permanecer com ele até sete dias nas mãos e até 15 dias nos pés. Vale lembrar que o esmalte vermelho e os de tons escuros penetram na unha e podem deixar um aspecto amarelado quando usados por muito tempo e por repetidas vezes. Descubra aqui como clarear unhas amareladas.

Outra grande inimiga das unhas é a acetona. Este composto químico desidrata, tira o brilho e pode causar manchas brancas na superfície das unhas, o que colabora para o enfraquecimento. No entanto, existem hoje no mercado opções de removedores de esmalte sem acetona.

Como tratar unhas fracas

Uma das dicas para fortalecer as unhas é diminuir o uso da acetona e hidratar as mãos constantemente, de preferência com cremes à base de uréia. Invista também nas bases e esmaltes fortalecedores, que deixam as unhas bonitas e servem de tratamento ao mesmo tempo.

Existem várias opções de produtos endurecedores de unhas, mas é preciso ter cautela quanto ao uso. O principal componente desse tipo de produto é o formaldeído, que ajuda a aumentar a força das unhas, porém se for usado sem concentrações muito altas pode ser prejudicial à unha e danificá-la. Portanto, só use os endurecedores com orientação de um profissional.

Deixar uma Resposta »