Ciúme. Você precisa saber evitar

Alessandra Quedi 28 de junho de 2008 13

phpTcjpla

Sentir ciúme é mais comum do que sentir fome. Saber lidar com isso é que é o Benedito

Por Xuxa Cavalcanti e Tore Holmberg
Ciúme segundo ela

Eu fui uma mulher ciumenta. Muito. A possibilidade de ser traída me deixava sem ar e me tirava o chão.  O motivo? Gostar de quem não gostava de mim e me fazia mal. A razão? Masoquismo.Se você dá muita bola para quem não está assim tão a fim da sua companhia, acaba mergulhada em um mar de cobranças, insegurança, medo e muita, muita frustração.

Aos 30 anos de idade eu ainda me comportava como adolescente e me relacionava sempre de um modo bastante ansioso. Claro que sempre acabava em ciúme. Hoje, mesmo atuando em um mercado bastante competitivo (hehehehe parece piada, mas tem gente capaz de tudo para casar com um europeu), eu me sinto tranquila e meu comportamento mudou consideravelmente. Um dia desses uma moça, cujo namorado nos conhece, ligou aqui em casa. Meu marido me passou o telefone, mas ela fez questão de me dizer que tinha ligado apenas para desejar um bom dia a ele.

O que eu fiz? Agradeci,ora. Não é todo dia que alguém liga apenas para dar bom dia ao marido de outra pessoa,  não é mesmo?E quem precisa fazer isso, deve estar realmente numa situação emocional menos confortável do que a minha. Alô????!!! Eu dou bom dia a ele todas as manhãs. E nem preciso telefonar.


Ciúme segundo ele

Eu tenho ciúmes, sim. Aliás, não sei quem inventou que norueguês não sente ciúme. As mulheres estrangeiras são muito cobiçadas aqui. O que me faz prestar muita atenção no que acontece em volta. Mas meu ciúme tem remédio: o carinho e o respeito sinceros que a minha mulher sente por mim. Basta lembrar da forma como ela, apesar da ironia que lhe é peculiar, tem se dedicado a aprender não apenas o idioma, mas uma cultura muitas vezes totalmente oposta à dela, apenas para convivermos melhor.

Ela não precisa viver na Noruega (hehehehe quem precisa?). Com a inteligência e o despreendimento que tem, viveria em qualquer lugar do mundo. Mas tem se saído bem aqui ao meu lado.Morro de ciúme quando entramos em um lugar público e percebo que os homens a olham com a mesma curiosidade que as mulheres olham as vitrines de lojas de marcas famosas. Nessas horas lembro dela me dando bom dia e dizendo que vai preparar um café da manhã sem graça,do jeito que os noruegueses gostam.Depois diss,  ela olha a janela, me entrega um belo sorriso e diz: Neve em abril? Amor, ninguém merece esse seu país. O ciúme sempre passa. Afinal, quem sou eu para tolher a força da natureza brasileira?

Xuxa Cavalcanti e Tore Holmberg são colunistas e moram na Noruega. Ela é brasileira. Ele é norueguês.

13 Comentários »

  1. CRISTIANE 29 de agosto de 2011 at 18:18 - Responder

    OLA ME AJUDE SOU MUITO ISEGURA

  2. NORJAVA 8 de novembro de 2010 at 08:59 - Responder

    para querida emylly, eu acho que me pareceste ser lesbica ou gay, porque homens quando traiem perdoam mais ñ voltam, se não fores nenhuma das duas, o teu ciume é fruto de tudo que semeaste, e isto vai te fazendo confusão na mente, porque quem é bandido mto desconfia. bjjjjs e reve-se

  3. danica 20 de janeiro de 2010 at 20:54 - Responder

    bom nao tenho oq dizer poq eu sou muito ciumenta…mas li os comentarios e vo aprendera controlar..bjs =(

  4. carla 9 de novembro de 2009 at 12:41 - Responder

    eu queria saber o que faço para lhe dar com meu ciumes eu não estou mais aguentado.já conversei com ele expliquei o que eu sinto. No momento estou desempregada e acho que situação esta me deixando ainda mais ciumenta pq não tenho muito com o que me oucupar,comecei a fazer umas caminhadas para ajudar a diminuir a ansiedade e o estres.gostaria de falar com alguem sobre o assuno.Sinto que meu namorado me ama muito mais tudo nessa vida cansa me poho no lugar dele ele é muito paciente porque se fosse eu não me aguentaria.

  5. dayane 1 de setembro de 2009 at 09:29 - Responder

    Olha eu queria sabe como lidar com o ciumes, eu brigo com o meu namorado por coisa boba hoje fasso 2 anos com ele, mais sei la sou muito ciumenta insigura sabe tudo meu eu acho que ele tem outra ah sei la coisa da minha cabeça sabe esses dias eu falei pra ele pensa oq ele quer da vida dela isso foi sexta=feira ai sabado ele veio aqui tipo ai ele falou que n sabia ai eu falei então vamos termina ele não quiz falou que não que ele ia senti saudades que eu não ia mais volta pra ele se acabace ali e muito mais .. mais eu não sei lidar com isso esses ciumes meu ele fala que me ama e tal. mais tipo que o q estraga e meus ciumes e o meu jeito de mandona sabe eu não sei como posso comtrola isso eu queria tipo n ta nem ai pra nada mais n comsigo oq vc acha que eu devo fazer a respeito disso … bjs

  6. Emilly Hungria 17 de agosto de 2009 at 10:10 - Responder

    Olá, gostaria muito de uma palavra amiga.
    Olha só, ultimamnte ando tendo muito ciume do meu namorado.Muito mesmo…
    Qualquer coisinha eu brigo com ele…
    Tem uma ex namorada dele q so de aparecer na nossa frente, jah me dar raiva e se ele ao mens olhar na direção dela, acaba o meu dia.
    Ele jah perdoou duas traições e muitas outras coisas que aprontei…
    mando ele me deixar mas ele nao quer…
    sou extremamente apaixonada por ele, me arrependo muito do que fiz.
    Hj, o q sinto jah virou obcessao, vivo pensando no que ele tah fazendo, vivo ligando e se der ocupado, jah acaba o meu dia.
    Morro de medo de perde-lo…
    Não to mais aguentando viver assim, quero ser normal.
    Me ajuda, preciso ouvir umas verdades!
    Por fvr…

  7. Ermelinda 22 de julho de 2009 at 06:57 - Responder

    Todo ciume têm que ser controlado

  8. Roberta 2 de julho de 2009 at 12:53 - Responder

    ele te ama demais mulher,relaxa e seja feliz. Tenho um relacionamento igual ao seu ,pois ele mora em cidade distante e so o vejo de 15 a 15 dias ,mais morro de ciumes dele,pois sei que ele ñ ainda fazendo nada e nunca o fara.mais e fogo ter relacionamnetos a distancia ,estamos fazendo de tudo pra que eu va morar na cidade dele ,mais as coisas estão dificies,mais tenho fe que em breve estari com ele juntinho pq o amor que sentimos um peleo outro e VERDADEIRO E ENORME,,bjs fique bem..

  9. nonica 28 de junho de 2009 at 13:24 - Responder

    com que ouvi de vc vou acreditar mas na pessoa que está do meu lado vou fazer de tudo pra nao per der

  10. maumau 20 de março de 2009 at 09:57 - Responder

    COMECE A ACREDITAR MAIS EM VOCE,ACREDITAR QUE POR MAIS QUE O O MUNDO REJEITE ESSA IDEIA AINDA EXISTEM PESSOAS SINCERAS CAPAZES DE AMAR,NAO DEIXE O MEDO A INSEGURANÇA TOMAR CONTA DA SUA VIDA.TENHA FE PORQUE A FE TRAZ BOAS ENERGIAS E ILUMINA A NOSSA ALMA,CONFIE EM SEU NAMORADO PORQUE ELE TE AMA MUITO.RENOVE A SUA MENTE COM COISAS BOAS E NAO RUINS.ABRAÇOS

  11. ana paula menezes 29 de janeiro de 2009 at 18:10 - Responder

    Gostei muito dos comentarios das outras pessoas, vou tentar fazer o mesmo.

  12. 14 de janeiro de 2009 at 00:48 - Responder

    Conversando com meu eu

    Olá bom dia, hoje estou aqui para conversar com você, é você mesma.
    Ultimamente andei te observando, anda muito estressada, nervosa e ciumenta principalmente te faço uma pergunta o porquê anda acontecendo isso com você? Não esta de bem com a vida? Não esta feliz por ter um lar um conforto, uma criança linda carinhosa e perfeita com muita saúde como seu filho? Não esta contente por que Deus te colocou em sua vida uma pessoa boa, carinhosa, paciente, atenciosa e alem de tudo se dedica ao Maximo para ficar ao seu lado e faze-la muito feliz? É menina você tem muita sorte de tudo isso e muito mais de seu namorado te amar tanto pessoas como ele não se encontra em qualquer esquina não, e não é à toa. Que vocês estão namorando a uma ano,por isso menina valorize muito o seu amor pois ele te ama e você também não deixe que um ciúmes bobo distrua este lindo sentimento que um tem pelo outro,tenha fé em você acredite no amor que ele tem por você.Muitos obstáculos viram , mas com toda certeza saberá supera-los um a um.

    Caro eu

    Estou aqui para responder cada pergunta.

    Peço-lhe desculpas pelo o meu comportamento sei que não deveria me comportar assim,
    snto-me péssima cada vez que me estresso por motivos bobos,quanto estar feliz estou muito feliz por ter tudo não é muito mas o pouco que tenho me sinto muito feliz,como ter um lar pra morar, meu filho com muita saúde e quanto ao meu namorado nossa não tenho o que reclamar pois ele me agrada muito me faz coisas que nenhum outro namorado faria para sua parceira, agradeço cada minuto por Deus ter posto em minha vida uma pessoa tão maravilhosa como ele,ma o que esta me correndo é o ciúmes um ciúmes bobo sem mínima importância e isso acaba com o relacionamento de qualquer um, então pensando e me fazendo algumas perguntas.

    Ele me faz feliz? Sim muito me da tudo que quero principalmente carinho, compreensão.Amor tudo que precisa ter em um relacionamento sabe valorizar a pessoa que esta ao seu lado presta atenção em você diz o quanto te ama e que esta linda pra ele.

    Você o valoriza?o faz feliz?Se você é chata como ele te agüenta? Já pensou em fazer uma alta avaliação de si mesmo. Pois bem é isso que estou fazendo comigo
    Se sou tão brava, brigona com ele por que ele me suporta? Pois é ele me ama realmente foi capaz de enfrentar tudo e todos para ficar comigo, esta enfrentando uma barra para sermos uma família.enche a boca para falar de mim para os amigos dizendo que é muito difícil ficarmos longe mas esta lá por minha causa porque quer ter um futuro ao meu lado, não desistiu de me conquistar mandando flores mesmo não sendo correspondido, mas nem por isso desistiu de lutar pelo meu amor, e conseguiu me conquistar, e hoje sou uma mulher apaixonada, mas o ciúmes esta me atrapalhando, atrapalhando nosso relacionamento.Agora me pergunto depois de toda esta prova de amor você vai deixar que um ciúmes bobo atrapalhe sua vida com ele? Abra os olhos menina ele te ama e não é a toa ao seu lado, não deixe que o ciúmes o distancie de você, vocês se amam e são felizes. Peça desculpa a ele, não deixe a raiva e o ciúmes tomarem conta de você.

    (Carta do meu eu)

    cada mulher deve valorizar a si e a pessoa que esta ao seu lado.

  13. Paulinha 8 de agosto de 2008 at 22:41 - Responder

    Adorei o assunto, eu não sou ciumenta, não me lembro de ter sido. Mas sei que quando eu sinto alguma pulguinha atrás da orelha, já não é ciúme, é intuição. Tive algumas experiencias desagradáveis, mas não mudei por elas. Continuo achando que quem ama deixa livre, e ciúmes tem mais a ver com insegurança do que com amor.

Deixar uma Resposta »