Dicas super saudaveis

Alessandra Quedi 29 de dezembro de 2008 0

 


– Beba em torno de dois a quatros litros de água ou líquidos fora das refeições (conte os sucos, leite , chás e sopas e etc);

– Procure ter horas certas para as refeições;

– Aumente gradualmente a quantidade de fibras na alimentação: Troque o arroz , o macarrão e o pão pela versões integrais respectivas; Comece suas refeições principais com um prato de salada crua repleto de folhas verdes variadas; acompanhe esta salada com um pires de legumes e verduras cozidas ; Feijões, lentilhas e grão de bico pelo menos uma vez ao dia; 4 a 5 frutas ao longo do dia de preferência consumidas com a casca ou a pele branca no caso da laranja; Farelos de arroz e trigo (uma colher de sopa ao dia) são as maiores fontes de fibras além das frutas secas principalmente a ameixa seca (veja receita abaixo) .

– Mastigue muito bem os alimentos; coma em ambientes tranqüilos e sem pressa.

– Faça exercícios diários: a caminhada é uma ótima opção.

– Tenha momentos de lazer e diversão;

– Ajuste um horário regular que lhe seja conveniente para ir ao banheiro e sentar-se pelo menos por uns dez minutos diariamente. Procure relaxar, deixando a vontade chegar, mas não faça força. Geralmente o intestino funciona no período vespertino, portanto acorde mais cedo tome um bom café da manhã e logo depois coloque-se a disposição do seu intestino.
Lembre-se NUNCA se automedique com remédios ou laxantes. Caso os sintomas e dificuldades persistirem, consulte um especialista .

RECEITAS:

Chá de Ameixas Secas

Ingredientes:
10 ameixas pretas
1 litro de água

Preparo:
Retire os caroços das ameixas e coloque-as para ferver com a água por no máximo 5 minutos. Espere esfriar e bata no liquidificador. Pode colocar na geladeira se preferir.
Tome ao longo do dia.

Pão Caseiro Rico em Fibras

Ingredientes:
½ xícara ou 100 gramas de farinha de trigo refinada;
½ xícara ou 100gramas de farinha de trigo integral;
½ xícara ou 120 gramas de farelo de trigo;
1 xícara ou 200 ml de leite desnatado;
2 colheres de sopa ou 50 gramas de óleo de canola;
2 claras (50 gramas)
1 gema(25 gramas)
1 colher de sopa ou 25 gramas de ameixa seca picada;
1 colher de sobremesa ou 10 gramas de fermento em pó;
1 colher de sopa ou 20 gramas de semente de linhaça;
½ xícara ou 100 gramas de açúcar mascavo

Preparo:
Misture todos os ingredientes secos.À parte misture os líquidos junto com a gema. Misture tudo.Bata as claras em neve e adicione à mistura.
Modele os pãezinhos e coloque-os em uma assadeira untada. Asse em forno médio por aproximadamente 20 minutos.

Coquetel Abre Alas

Ingredientes:
4 ameixas secas sem caroço deixadas de molho de vépera em ½ copo de água;
½ mamão papaia sem as sementes
2 colheres de sopa de creme de leite light
½ copo de água ( a que ficou de molho com as ameixas)
1 laranja com bagaço e sem as sementes
1 a 2 colheres de sopa de farelo de arroz ou de trigo
Adoce a gosto com açúcar mascavo ou adoçante de sua preferência

Preparo:
Bater tudo no liquificador e beba a seguir
É ideal para o café da manhã.

Bolo de Ameixa

Ingredientes:
1 ½ xíc de creme de arroz / ½ xíc de maisena / 2 xíc de açúcar mascavo/ 1 colher de sopa rasa de fermento em pó / 1 pitada de sal / 1 ½ xíc de ameixas secas sem caroço / ½ xíc de óleo de canola/ 2/3 xíc de água do cozimento das ameixas / 4 ovos
MODO DE PREPARAR: Cubra as ameixas com água e cozinhe em fogo baixo até amolecer. Pique as ameixas e reserve.
Na batedeira, bata os ovos por cerca de 5 minutos, adicione o óleo de canola e o açúcar mascavo e continue batendo.Adicione a água do cozimento, as farinhas (creme de arroz e maisena), o fermento e o sal. Por fim, adicione as ameixas e misture na massa.
Despeje a mistura em uma forma para bolo untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido até que enfiando um palito, ele saia seco. DICA: Para fazer bolinhos individuais, asse em forminhas para empadas, preenchendo ¾ de cada forminha com a massa.

Conheça as hortaliças, frutas , legumes , cereais e leguminosas que tendem a soltar o intestino:

Hortaliças: Abóbora moranga , acelga , folha de alcachofra , almeirão, alface, aipo, agrião, alcaparra, aspargo, chicória, cebola, couve, erva-doce, espinafre, pimentão ,pepino, quiabo, rúcula, repolho, rabanete, salsão, salsinha , tomate e vagem.
Frutas: Abacaxi, ameixa, abacate, avelã, amendoim, azeitona, coco,castanha, cidra , figo, jaca jabuticaba, laranja , mamão, melancia, melão, manga, nêspera, nozes, romã, tâmara e uva.
Cereais: milho (farelo e grão), aveia , centeio , cevada, germe de trigo, trigo integral, pão integral, bolacha integral e outros produtos integrais.
Leguminosas: feijão,ervilha seca , soja e lentilha.

Deixar uma Resposta »