Quer controlar o apetite no café da manhã? Tome chá de gengibre!

Alessandra Quedi 11 de novembro de 2013 0
Quer controlar o apetite no café da manhã? Tome chá de gengibre!

Que tal trocar o café com leite por uma bela xícara de chá de gengibre no café da manhã? Essa raiz tem o poder de controlar o apetite!

Essa conclusão veio de um estudo da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos. Os pesquisadores serviram a infusão a obesos durante o desjejum. Em comparação com dias em que beberam apenas água quente logo cedo, os voluntários relataram maior saciedade.

“Isso favorece o controle nos outros momentos de se alimentar, porque o indivíduo comera sem estar com tanta fome“, afirma Carolina Duarte, nutricionista da clínica Nutrício, em Belo Horizonte (MG), em entrevista à revista SAÚDE!.

E tem mais! Na pesquisa norte-americana, o gengibre ainda elevou um pouco a queima calórica corporal. A explicação é simples: esse alimento é termogênico, por isso aumenta o metabolismo do organismo, fazendo com que ele gaste mais calorias ao longo do dia. Isso facilita o emagrecimento!

Mas atenção! Não adianta só tomar o chá de gengibre. Para se ter um resultado satisfatório, é importante associá-lo a um cardápio balanceado, ok!

Vale a pena também usar esse alimento em sucos! Quer algumas sugestões? Você pode misturar o gengibre com kiwi e abacaxi , tangerina ou couve e laranja. Essas delícias refrescantes são do canal de Culinária do MdeMulher. Experimente!

(Com reportagem de Theo Ruprecht para a revista SAÚDE!)

Receita de vovó

Chá de gengibre é um ótimo descongestionante quando se está gripado. “Combate as doenças das vias respiratórias e da garganta por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório”, diz a nutróloga. É por isso que quem usa a voz para trabalhar, como os professores, costuma consumir balas e xaropes de gengibre. Mas os poderes vão além: uma substância chamada cineol (usada em fórmulas fitoterápicas) facilita a digestão e dá fim às náuseas, pois ativa a produção da secreção gástrica.

Agente detox

Acrescente uma colher (chá) de gengibre ralado em suas refeições diárias e note o número do seu manequim diminuir! “Ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura”, garante Cristiane. Mais: como é rico em antioxidantes, combate os radicais livres e deixa a pele livre de rugas. “Para potencializar o efeito desintoxicante, consuma com alho e cebola.”

Use com moderação

O consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera. “Consulte sempre o seu médico, mesmo que não haja estudos conclusivos sobre o mal que sua acidez pode causar”, avisa a especialista.

Do bom e do melhor

Na hora da compra, escolha um gengibre com a pele lisinha – assim você tem a certeza de que ele não está fibroso. Descarte os pedaços enrugados, sem cor e com as pontas mofadas: quando começam a envelhecer, ficam com o gosto mais forte e ardido. Guardado na parte de baixo da geladeira, dentro de um saquinho de papel (como o de pão), o gengibre permanece fresco por várias semanas.

CHÁ DE GENGIBRE
Pegue 2 colheres de gengibre cru ralado e despeje meio litro de água quente (não pode ser fervente para não perder as suas propriedades).

GENGIBRE EM PÓ
Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até virar pó. Ela dura até seis meses em qualquer recipiente fechado. Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.

CHÁ DE GENGIBRE PARA ENXAQUECA
Ingredientes:
50 gramas (cerca de 1 punhado) de gengibre fresco ralado e 1 litro de água
Preparo:
Coloque o gengibre na água, ferva por 15 minutos. Coe. Tome quente ou frio. Não adoce!

GENGIBRE EM CONSERVA(GARI)
– Cozinhe cerca de 350g de gengibre descascado e cortado em fatias finas numa panela com água até que ferva. Escorra numa peneira e deixe esfriar.
– Em outro recipiente coloque 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de vinagre e 3 colheres de chá de sal. Ferva e depois deixe esfriar.
– Misture o gengibre e a mistura de sal, açúcar e vinagre. Coloque em um recipiente de vidro de aproximadamente ½ litro e tampe. Deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente.
– Armazene na geladeira (por cerca de 6 meses)

DICAS
O gengibre pode perder as propriedades se você ferver ou colocá-lo em água muito quente
– Antes de dormir, tome 1 copo de leite com gengibre. É nutritivo e acalma a mente.

Deixar uma Resposta »