Estresse engorda mesmo se você comer pouco!

Alessandra Quedi 27 de junho de 2008 4

phpGad53b

O endocrinologista Filippo Pedrinola explica como o desequilíbrio emocional interfere no peso, mesmo de quem come moderadamente, Será mesmo?

A maioria das pessoas e até mesmo médicos e nutricionistas costumam dizer que o que engorda é comer muito e de forma errada. Porém, de alguns anos para cá, vários estudos científicos publicados em revistas importantes demonstram que é mesmo verdade que pessoas que sofrem de estresse, angústia, ansiedade, depressão, ganham peso mais facilmente. E o que é mais incrível: sem comer de forma exagerada.

Por que isso acontece? Existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarenais que, sob situação de estresse, são estimuladas e produzem alguns hormônios, entre eles o cortisol.
Já há muito tempo as pessoas sabem que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente se descobriu que esse hormônio está aumentado em pessoas que têm alterações emocionais . O pior de tudo é que as pessoas que ganham peso devido ao estresse tendem a acumular gordura na região abdominal, o que aumenta as chances de doenças como diabetes, pressão alta, infarto e derrame .
Além do cortisol, sabe-se que um outro neurotransmissor (mensageiro que ativa o cérebro) conhecido como serotonina também influência o comportamento alimentar. Níveis baixos de serotonina no cérebro podem causar sintomas de tristeza e depressão e aumentam a compulsão pela comida, principalmente carboidratos. Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM) têm níveis de seretonina baixa durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras durante esses dias.
Síndrome do pânico, depressão, ansiedade e estresse vêm sendo consideradas como doenças do século e, em boa parte, conseqüência de vida moderna e de fenômeno de globalização .
O que fazer?

Em primeiro lugar, é importante ter consciência de que estes são fatos reais e que devemos investir numa atividade física regular  pelo menos três vezes por semana). Isso ajuda a aumentar naturalmente os níveis de seretonina e, se possível, praticar técnicas como yoga e meditação para baixar o estresse e melhorar a qualidade de vida.

Dormir bem também é fundamental, além de procurar dedicar mais tempo à família e aos amigos. Caso haja necessidade , existe medicamentos que podem auxiliar desde que sejam receitadas pelo médico.

Filippo Pedrinola é endocrinologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP, diretor médico do The Balance Spa Punta Del Este e membro da American Thyroid Association Endocrine Society , da Associação Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (ABESO).

Fonte: Itodas – Corpo e Dieta

4 Comentários »

  1. Antonia 13 de dezembro de 2012 at 11:40 - Responder

    Boa tarde,

    Estou com uma duvida enorme, ha cerca de 2 meses percebi que engordei rapido, poderia ate dizer “sem comer”, tenho 34 anos e o meu peso sempre foi 48, quando foi recente o meu peso foi para 55 kg, estou mim sentindo fisicamente gorda e muito desconforto, cheguei a pensar em gravidez, essa foi logo descartada, o pior e que estou preocupada, chego a ficar ate 12 horas sem comer e nao tenho fome, e estou engordando, ainda não conseguir ir ao medico, mais sei que nao e normal, não tenho o habito de comer guloseimas ou ate mesmo besteira, EU PERGUNTO O QUE PODE LEVAR UMA PESSOA A ENGORDAR SEM SE ALIMENTAR?

    • Alessandra Quedi 13 de dezembro de 2012 at 15:47 - Responder

      Olá, Antônia, você tem que ir em uma nutricionista ou endocrinologista, tenho acompanhamento com endócrino e nutricionista e todas elas, nenhuma recomenda ficar por mais de 3 horas sem alimentar, pois o metabolismo trabalha menos e onde podemos engordar mesmo comendo menos, mas quando vamos comer comemos além da conta.Acredito que você tem que ir ao médico e verificar essas questões e outra coisa e o essencial fazewr exames de hormônios e tireoide.que com certeza a endocrinologista vai solicitar. Abraços, espero ter ajudado.

  2. Carolina 30 de abril de 2009 at 22:17 - Responder

    Olá,tenho 27 anos e 3 filhos. Sempre tive o corpo bom. Mesmo sendo mãe de 3 nunca havia passado dos 60kg, a não ser quando estava grávida. só que de 7 meses pra cá, engordei cerca de 12kg. Estou desesperada, pois não como quase nada o dia inteiro. minha vida é uma correria danada. meu dia começa 6:30 da manhã e termina 2:00 da manhã. sei que estou dormindo muito pouco, mais estou sofrendo de insônia, coisa que nunca aconteceu. estou muito assustada, pois cada dia que eu me peso eu tomo um grande susto com a balança. minha alimentação é: café c/ leite, pela manhã; não almoço, por falta de tempo; por volta das 15:00 eu tomo um copo de café com leite ou suco de fruta com uma torrada; a noite como uma fruta ou mate com crem crack. estou assustada, pois não como fritura nem refrigerante. de vez em quando eu faço bolo p/ as crianças. não sou de comer besteira com frequencia como: pizza, hamburguer, doces…
    me ajudem por favor
    obrigada

  3. megui laiz pelissari 26 de abril de 2009 at 21:54 - Responder

    tenho um problema muito serio de sintrome de panico tenho muito medo da morte penso nisso 24 horas por dia por isso nao vivo mais e engordo muito sem comer quase nada, tenho a pressao muito alta e tenho apenas 20 anos tenho muito medo de ter um derrame ou um infarto e penso muito nisso e nao vivo mais .estou tentando agora me agarar em jesus e creio que ele vai me ajudar estou indo a igreja mundial do poder de deus e estou gostando muito.
    estou tomando algumas medicaçoes venlavaxelina 75mg rivotril0,5mg inalapril 10mg ass 100mg.
    e ainda depois de tudo isso tive uma infecçao seria no utero dai pioro tudo.
    minha vida financeira esta muito ruim tambem.
    sou casada tenho um filho de 3 anos
    pofavor me escrevam para me dar uma força

Deixar uma Resposta »