Leishmaniose

Alessandra Quedi 12 de novembro de 2011 0
Leishmaniose

Leishmaniose

A leishmaniose é uma zoonose(doença que afeta tanto os seres humanos como os animais) muito perigosa, pois ela mata.

A transmissão ocorre quando um mosquito chamado  Lutzomina Longipalpus (foto), conhecido vulgarmente como mosquito palha, esse inseto pica um cão que possui o protozoário da leishmania , no organismo desse cão o parasito esta em forma promastigotas, que é quando ela possui um flagelo, como se fosse uma cauda, então o mosquito ingere o sangue contaminado, quando chega no aparelho disgestivo do animal, o parasito perde seu flagelo, se transformando na forma amastigota. Ao picar outro cão(ou pior uma pessoa) , o mosquito quando for ingerir sangue, ele também irá liberar o parasito no organismo, ao entrar no organismo, ele adquire novamente a sua forma flagelada, que entrará dentro das células

 

Como o mosquito, também pica os humanos, transmite da mesma maneira a leishmaniose.

Existem dois tipos de leishmaniose a Cutânea e viceral.

 

                                              Visceral

                                                   Cutânea

Cutânea : A cutânea é mais comum que a visceral,  na cutânea tem o sintomas de avermelhamento na pele tem o aparecimento de feridas no rosto, por todo o corpo por conta de uma secreção purulenta cria-se uma crosta por cima das feridas, e também pode ocorrer de inflamar as lesões.

Visceral: Na leishmaniose visceral o protozoário, migra para as vísceras , como o fígado e o baço. Os sintomas são febre, inchaço no fígado , inchaço no baço, anemia, e uma perda considerável de peso. Em humanos geralmente, a pele começa escamar no coro cabeludo( parece com caspas), nariz, boca e queixo. Em cães, tem também a descamação, atrofia dos músculos, ulceras perda de peso, lesões oculares e palidez.

Tratamento

O tratamento e feito por remédios e prevenção, sempre que for pescar, acampar, ficar em contato direto com a mata, passar repelente, mistura óleo de sidronela ou eucalipto na água e passar na casa, plantar eucalipto aos redores da casa, no quintal isso ajuda bastante também.

 

 

 

Eucalipto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Óleo de  Citronela

 

Fonte : Bruna Quedi

Deixar uma Resposta »