Os benefícios da linhaça

Alessandra Quedi 24 de maio de 2008 7

linhaça

saiba mais sobre essa semente que se tornou uma das principais

Menos badalado do que a soja, mas igualmente nobre, este grão faz maravilhas para saúde e ajuda a prevenir até o câncer de mama. Este pequeno grão faz diferença se incluido á alimentação diária. Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que é consumida na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega três, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega três eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega três, enquanto o óleo de salmão tem 30%. O ômega três ajuda na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular. Os ácidos graxos essenciais, estimulam a produção de

prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual. Mas não é só isso. Segundo estudo, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. A Nutricionista Solange Pinheiro confirma que a semente é grande fonte de ômega 3. A linhaça também possui componentes ricos em fitoesteróides (as lignanas), substâncias que imitam a ação do estrógeno. Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças, além de ser comprovado que ela também ajuda a regular o intestino.
Fica então a dica, para cabelos com mais brilho, pele mais saudável, entre outros benefícios, consumir uma colherinha de linhaça por dia pode transformar a rotina de muitas pessoas, basta arriscar, que tal uma linhaça com banana no café da manhã?

7 Comentários »

  1. Selma 30 de novembro de 2009 at 11:46 - Responder

    Olá pessoa l!
    Uma amiga minha foi ao médico e ele ensinou o modo correto de comer a linhaça.
    Sempre que comprar á linhaça verificar o prazo de validade porque a linhaça cria muitos fungos. Guardar em vidro bem fechado, lugar bem arejado. Não demorar para consumir.
    Na hora da compra tanto faz a marrom ou a dourada as duas tem os mesmos valores nutritivos, se optar pela marrom de preferência a orgânica.
    Sempre comprar a semente inteira e depois triturar no liquidificador somente na hora de comer.

    Modo de preparar:
    Todas as noites num copo: por 1 colher de sopa de linhaça inteira e 1/2 de água filtrada.
    No dia seguinte depois de ter passado 8 horas no mínimo de molho para germinar a semente, coloca-se a linhaça e a água filtrada no liquidificador e bater tudo muito bem.

    Depois desse processo cada pessoa acrescenta o que gosta de comer.

    No meu caso eu acrescento 1 copinho de iogurte natural, 1 banana nanica e 1 colher de açúcar e bato mais um pouquinho. Fica uma delicia. Isso é meu café da manhã.
    No lugar do iogurte pode trocar por qualquer suco á gosto. No lugar da banana nanica também pode trocar por uma outra fruta á gosto. Sempre 1 tipo de fruta, nunca misturar 2 tipos de frutas porque engorda muito.

    O médico disse que a semente da linhaça quando ela não esta em processo de germinação ela esta em processo de ataque aos fungos e não é bom que nenhum homem ou animal coma a semente neste processo, porque faz mau a saúde. Quando a linhaça está em processo de germinação ela sai do ataque ai a semente fica tudo de bom para consumir.

    Beijos

  2. Selma 28 de novembro de 2009 at 12:04 - Responder

    Olá pessoal!
    Uma amiga foi ao medico e ele ensinou a maneira correta de usar a linhaça.
    Comprar sempre da linhaça em forma de semente inteira nunca moida.
    A marrou ou a dourada tem o mesmo valor nutritivo. Se optar pela marron de preferência a orgânica.
    Quando comprar sempre olhar a validade, porque a linaça cria muitos fungos e faz mau a saúde.

    Modo de prepara: toda noite num copo coloca-se 1 colher de sopa de linhaça inteira e 1/2 de água filtrada, no dia seguinte pega a linhaça junto com a água e bata tudo muito bem no liquidificador.
    Depois disso acrecenta-se o que cada pessoa gosta de comer.
    No meu caso eu acrecento 1 copinho de iorgute natural desnatado, 1 banana nanica e 1 colher de açucar mascavo, fica uma delicia, todas as manhã eu faço isso. Isso é meu café da manhã.
    O médico disse para minha amiga que todas as sementes fica muito mais nutritivas se comermos elas em processo de germinação. Porisso que tem que colocar a semente da linhaça inteira na água no minimo 8 horas para ela entrar em processo de germinação.
    No caso da minha receita acima a pessoa pode trocar a fruta em vez da banana pode colocar outra fruta qualquer. No lugar do iorgute pode-se colocar um suco de laranja ou um outro suco qualquer.

    Abraços

  3. michelle 4 de novembro de 2009 at 08:44 - Responder

    minha vida mudou com a linhaça

  4. severiene 24 de junho de 2009 at 17:37 - Responder

    Cara sonia! acho que vc esta usando de maneira errada ou então! será que vc está comprando a linhaça mesmo….?
    veja compre em lugar conceituado…
    eu nca usei, mas apartir de agora usarei….
    em nome de jesus
    abraços e fke com Deus!!!!!!

  5. severiene 24 de junho de 2009 at 17:32 - Responder

    Cara sonia! acho que vc esta usando de maneira errada ou então! será que vc está comprandoa linhaça mesmo….?
    veja compre em lugar conceituado…
    eu nca usei, mas apartir de agora usarei….
    em nome de jesus
    abraços e fke com Deus!!!!!!

  6. sonia 17 de março de 2009 at 13:00 - Responder

    ja estou fazendo o uso de farinha de linhaça a quaze um ano, não entendo o porque minhas taxas de glicoze, triglicerideo e colesterol estão todas com alteração, será que estou usando de maneira errada. Faço o uso no leite ou no suco ades em jejum, gostaria de ter uma resposta.

    Atenciosamente

  7. Eva 18 de fevereiro de 2009 at 13:34 - Responder

    Farinha de semente de linhaça é benéfico ou maléfico para mioma uterino?

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