Os índices de obesidade infantil no Brasil estão próximos do Americano

Alessandra Quedi 15 de junho de 2008 0

phpinHdwY
Uma recente pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mostra que os nossos índices (11,5%) para a obesidade infantil estão se aproximando dos encontrados nos Estados Unidos (15%), conforme relatado pela ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).
A obesidade é uma doença crônica, classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como epidêmica. Em função dela outras doenças são desencadeadas como diabetes, hipertensão e dislipidemia. O que mais preocupa é que até pouco tempo atrás apenas os adultos estavam sujeitos à elas. Os danos causados pela obesidade podem ser desde um atraso no desenvolvimento motor, que não causa grandes transtornos, até irreversíveis como a Diabetes tipo 2, que acometia apenas adultos e hoje pode ser diagnosticada em crianças com 10 anos.
Os fatores comportamentais são os principais responsáveis pelos aumentos dos casos entre as crianças. Entenda por comportamento, a má alimentação e o sedentarismo. Algumas escolas tomaram a iniciativa do lanche saudável e de mais atividade física, mas apenas isso não basta. É preciso conhecer a doença,para combatê-la.
Fique INforma

*imagem da campanha da agência
Nova S/B contra a Obesidade Infantil

Deixar uma Resposta »