Pilates – Fortalecimento diário

Alessandra Quedi 16 de fevereiro de 2012 0
Pilates – Fortalecimento diário

Fortalecimento diário

Se você parar para pensar sobre as inúmeras tarefas do dia a dia que exigem dedicação corporal, de carregar sacolas de compras até subir as escadas de casa, é fácil perceber por que fortalecer o abdômen é essencial. Ao levantar da cama de manhã, ao se abaixar para apanhar um objeto que caiu no chão ou mesmo ao tomar banho, os músculos dessa região certamente estão sendo estimulados.

Durante as sessões propriamente ditas de pilates, o abdômen permanece contraído durante todos os exercícios, dando sustentação para os movimentos dos braços e das pernas. O local deve ser controlado durante toda a aula, pois é a região que mantém estável a coluna vertebral, o que evita lesões.

Para conquistar o enorme pacote de benefícios trazidos pelo método, o praticante tem de estar bem concentrado ao fazer os movimentos, com total consciência do corpo e também da mente. Com o treinamento constante, o cérebro vai registrando a nova postura exigida para fazer os exercícios e, gradualmente, a incorpora como natural, o que evita dores posturais e lesões, além de ampliar a sensação de bem-estar.

Observação do movimento

Vale dizer que todo esse conceito de “centro do corpo” foi desenvolvido pelo criador do pilates com base na observação dos corpos em movimento. Para ampliar seu conhecimento, Joseph H. Pilates (1880-1967) estudou detalhadamente o treinamento de atletas olímpicos e bailarinos. Assim, pôde criar uma prática de ginástica que fosse capaz de curar as dores causadas por estresse muscular e má postura e, ao mesmo tempo, prevenir lesões.

Seguindo o exemplo deles, o praticante de pilares, sempre concentrado na região abdominal, alterna, a cada série, a direção e a intensidade da força aplicada sobre o corpo. Se no primeiro exercício ele executar flexões, no seguinte, com certeza, virão movimentos de extensão. É um sistema de compensação de forças. E, nesse sistema, o primeiro elemento a perceber os benefícios dessa dedicação ao pilates é justamente o seu querido abdômen.

Texto – Thiago Perin

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