Pilates para chapar a barriga

Alessandra Quedi 11 de novembro de 2013 0
Pilates para chapar a barriga

Músculos durinhos e fortes, aparência bonita e postura saudável: tudo isso pode ser obtido com o pilates. Saiba como o método trabalha a região abdominal e prepare-se para deixar sua barriguinha chapada.

Não há quem não deseje ter aquela barriguinha bonita e cheia de força. E não há quem não reclame de como é difícil conquistá-la. Apesar de tão corriqueiro, esse objetivo não é fácil de ser alcançado. Nessa missão, muitos ralam nas academias, se dedicando à esteira, à bicicleta e às séries de abdominais, sem qualquer noção dos limites do corpo. É aí que surge o pilates como uma alternativa pra lá de interessante.

Neste método, o abdômen ocupa um posto bem importante, quase “presidencial”. A região é considerada por ele o centro do corpo, o ponto-chave de nossa constituição física, a área de onde se originam todos os movimentos. Por isso, ganha tanta atenção de seus praticantes. Para entender melhor, vale conhecer os seis princípios essenciais do pilates. Cinco deles são: respiração, concentração, controle, precisão e fluidez. O último é o chamado alinhamento, que consiste no equilíbrio do corpo a partir de seu centro – justamente o abdômen.

Os adeptos do método conhecem a região abdominal como powerhouse (em português, centro de força) e trabalham sobre a ideia de que é essa “casa de força” a responsável pela geração dos movimentos de todos os membros do corpo. Fortalecê-la, portanto, deve ser o principal objetivo quando se fala em equilíbrio corporal.

O centro do corpo

Localizado entre o tórax e a pelve (marcada pelo quadril), o abdômen guarda vários órgãos vitais do corpo, incluindo a maioria dos órgãos do sistema digestivo. Ele não possui ossos (a não ser as vértebras da coluna, que ficam na área das costas). Isso significa que é circundado apenas por paredes musculares – cinco diferentes camadas, para ser mais exato. Essas paredes protegem os órgãos e dão total sustentação à coluna vertebral. Uma postura correta, assim, é consequência direta do fortalecimento dos músculos abdominais.

Todos os exercícios do pilates têm foco inicial no powerhouse, de forma a estabilizar o torso e permitir o movimento livre das outras partes do corpo. A partir do momento em que o praticante ganha o domínio deste centro, os benefícios ao físico aparecem aos montes: cintura mais afinada, barriga chapada e definida, uma melhora considerável da fisiologia visceral, além da tão cobrada postura correta. Ou seja, saúde e beleza em perfeita união.

Texto – Thiago Perin

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