Pó de banana verde para colher pique

Alessandra Quedi 30 de maio de 2008 1

php1BwxL7

A banana verde é uma das grandes novidades para ajudar a ter uma alimentação mais saudável, e de quebra ainda ganhar energia extra. Está achando estranho? Pois a fruta pode ser usada na cozida ou na forma de biomassa (pasta que você prepara em casa e pode até congelar).


Segundo a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua, da Clínica DNA Nutri, de São Paulo, a banana verde é ótima substituta para as batatas e até para a farinha de trigo. “Também pode incrementar shakes, iogurtes e cafés batidos, ótimas alternativas para beber depois da academia, por exemplo.” Ela oferece boa quantidade de vitaminas A, B1, B2, ácido nicotínico, sódio, magnésio, manganês e cobre. E é generosa em potássio, que evita cãibras. “O mineral é ótimo também para a saúde do coração”, acrescenta a expert. Para completar, tem pouco açúcar e grande quantidade de amido resistente, substância que dificulta a absorção de gorduras e da glicose. “Por ser uma fibra insolúvel, passa pelo sistema digestivo sem ser absorvida, melhorando o funcionamento do intestino.”

Preparo da biomassa
Lave as bananas verdes com casca, utilizando esponja com água. Coloque-as com casca em uma panela de pressão com água fervente até cobri-las e cozinhe durante 20 minutos. Desligue o fogo nos nove primeiros minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor sair naturalmente da panela e vá tirando aos poucos a casca da polpa (ainda quente para não enfarinhar) e passe imediatamente no processador ou liquidificador. Se quiser usar também as cascas, basta colocá-las em uma solução de 1 litro de água com 2 limões e deixar por 40 minutos. Depois é só passar no processador. Agora você pode guardar na geladeira por até oito dias ou congelar por três meses, utilizando-a na preparação de inúmeras receitas de shakes, iogurtes, cafés, farofas, bolos, picadinhos…

Receitas
Café com biomassa
• 1/2 xícara (chá) de biomassa (polpa)
• 4 xícaras (chá) de leite
• 1 xícara (chá) de café
• Açúcar ou adoçante
• Pitadas de canela
Modo de preparo
Junte o leite e a biomassa e leve ao fogo, mexendo sempre. Espere levantar fervura e leve ao liquidificador junto com o café e bata bem até ficar espumante. Adicione açúcar e sirva quente, com as pitadas de canela.
Rendimento: de 5 a 6 xícaras

Iogurte de banana verde
• 1 copo de iogurte natural ou de frutas
• 2 bananas verdes cozidas quentes
• Açúcar ou mel para adoçar
Modo de preparo
Aqueça a banana verde no microondas ou na água fervente. Jogue pedaços da banana verde no liquidificador junto com o iogurte. Acrescente mel ou açúcar e sirva.

Shake de banana verde
• 2 bananas verdes cozidas sem casca
• 2 copos (500 ml) de suco de laranja
• 400 g de melancia sem semente
• 1/2 maçã com casca
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Revista Nova

1 Comentário »

  1. Celma 15 de abril de 2009 at 21:22 - Responder

    Gosto de banana verde mais do que as maduras, pois não gosto de comidas adocicadas. Gosto delas verdes, uso diuréticos para controle de PA, porisso as caibras, hororrosas!!! Gostei da idéia de congelamento, não por muito tempo. Legal.

Deixar uma Resposta »