Quinua, o alimento mais completo do planeta

Alessandra Quedi 10 de agosto de 2008 4

Quem já ouviu falar em Quinua? Atualmente estão falado muito neste alimento que foi considerado pela FAO ONU como o alimento mais completo do planeta, devido ao seu grande valor nutritivo, foi escolhido pela Nasa para fazer parte do cardápio de astronautas em viagens de longa duração.

Considerada pelos incas como alimento sagrado, consumido há mais de cinco mil anos, a quinua é um grão originário dos Andes, cultivada em países como Peru, Bolívia, Equador e parte do chile. Entretanto, às descobertas atuais sobre seu poder nutritivo, tem levado seu cultivo a outras regiões do planeta, como países da Europa e o Brasil (mais especificamente no Paraná).

Rica em proteínas de alto valor biológico contém mais de vinte tipos de amoniácidos, com alto teor de aminoácidos essenciais, têm valor nutricional comparado às proteínas de origem animal, isto torna a quinua muito interessante, pois geralmente proteínas animais, como a carne e o leite, também são ricas em gorduras saturadas, já a quinua, não possui gorduras saturadas, é rica em fibras e ainda tem gorduras de qualidade (poliinsaturadas) que fazem bem a saúde, assim vegetarianos têm na quinua a certeza de consumir uma proteína vegetal de valor biológico semelhante ao da carne.

Esportistas se beneficiam pelo alto teor de carboidratos (amido), principal substrato energético utilizado na prática esportiva, e também pelos aminoácidos essenciais importantes para o sistema imunológico, formação de músculos e recomposição de fibras musculares rompidas durante os exercícios.

Outra vantagem deste grão é que não possui glúten, trazendo aos portadores de doença celíaca comer macarrão que utilizam a quinua no lugar do trigo. A engenheira de alimentos Luciana Chagas Caperuto, em sua tese de mestrado na Unicamp, desenvolveu um macarrão isento de glúten a partir da mistura de milho e quinua.

A quinua oferece mais ferro que outros grãos e contém altos níveis de potássio e riboflavina, como também vitaminas do complexo B, como a B6, niacina e tiamina. Ainda contém magnésio, cálcio, zinco, cobre, manganês e ácido fólico, contém ainda amidos, açúcares, óleo, fibra, minerais e vitaminas.

Pode ser encontrada em grãos, flocos ou farinha, é digestivo e cozinha em cerca de quinze minutos. Pode ser utilizado em saladas, sopas, ensopados, etc.

A empresa Quinua Real LTDA comercializa no Brasil a quinua real e seus derivados (farinha, flocos e macarrão free glúten) em seu site ela mostra seus produtos, dão dicas de receitas e mostram onde podemos comprar no brasil inteiro.

Links:
http://boaforma.abril.com.br/edicoes/221/fechado/Dieta/conteudo_257.shtml

4 Comentários »

  1. Pabloo 29 de maio de 2009 at 10:13 - Responder

    valeu eu jogo habbo e vcs me deram a resposta para a pergunta e eu vou ganar o emblema gira mano valeuuuuuuuuuu

  2. anonimo 28 de maio de 2009 at 16:28 - Responder

    o melhor alimento
    minha nutricionista falo que pra ser bem bom, tem que comer demanhã, com alimentos frios

  3. oi 28 de maio de 2009 at 16:27 - Responder

    habbo oi

  4. adriana 15 de novembro de 2008 at 19:18 - Responder

    Por favor minha nutricionista indicou quinua para ser colocada sobre a salada. usei ate hoje em flocos agora comprei em pequenos graos. Posso usar asssim mesmo sobre a salada??

    E quanto a linhaça uso de manha no iogurte, pois minha nutricionista me informou e esta semete faz maL se usada no alimento quente.
    gostaria de esclarecimentos sobre isso.

    ObrigaDA,

    aDRIANA

Deixar uma Resposta »