TPM-Tensão pré menstrual: como evitar ? como acabar com a TPM ? o que é? quando começa?

Alessandra Quedi 9 de julho de 2008 1

phpYFtGUb

Essas míseras três letrinhas podem simplesmente acabar com a vida de qualquer casal, enlouquecer um homem. A TPM, sigla para Tensão Pré-Menstrual, é uma síndrome que atinge mulheresnos dias que antecedem a menstruação. Em algumas muito mais acentuada, em outras mais maneiradas, e por vezes acentuadas com manifestações físicas como dor nas mamas, cefaléia ou distensão abdominal.

Como evitar ou acabar com a TPM? Tem como diminuir a TPM?

Essas perguntas, junto à dicas para eliminar a TPM, remédios para controlar a tensão pré menstrual ou outras tantas coisas são uma busca desesperada por parte de muitas mulheres – e porque não, homens, já que são os que mais sofrem, indiretamente.

* A cafeína (presente no café, Coca-Cola e outros refrigerantes, medicamentos, chocolates, etc) aumenta a ansiedade e instabilidade emocional, ou seja, seu consumo deve ser totalmente evitado.
* O álcool provoca dores de cabeça, fadiga e depressão e portanto também devem ser evitados neste período.
* A quantia de sal nos alimentos deve ser reduzida.
* A prática de exercícios aeróbicos reduz as cólicas e melhora o humor, além de liberarem endorfinas que são responsáveis pela sensação de bem estar. Toda a prática de exercícios – caminhada, bicicleta ou natação – deve ser moderada.
* Tomar suplementos miltivitamínicos podem ajudar; teoricamente a TPM é causada por ausência de vitaminas A, B6, C e D. Embora alguns médicos não confiem nessa tese, muitas mulheres se dizem mais tranquilas ao ingerirem as multivitaminas.
* Acupuntura rende bons resultados, em geral com tratamento específico para TPM e controle do stress e cólicas menstruais. Se aliada à ioga e meditação, podem controlar significativamente.

Quais as causas, sintomas e tratamentos da TPM? O que causa a TPM? Como tratar?

Até agora não há estudo conclusivo sobre o que causa a TPM, mas existem pesquisas relacionadas às influências hormonais normais do ciclo menstrual, que acabam por interfirir no sistema nervoso central. Provavelmente alguma relação entre hormônios sexuais femininos, endorfinas e neurotransmissores (como serotonina).

O que a mulher sente quando tá de TPM? Os sintomas da TPM variam entre depressão, pensamentos auto-depreciativos, ansiedade, fraqueza afetiva, raiva ou irritabilidade persistente, dificuldade de concentração, cansaço e fadica, distúrbios sonoros, dores de cabeça e musculares, entre outros.

O tratamento da TPM está ligado à remédios, mas alguns com sérias advertências de órgãos competentes devido aos efeitos colaterais graves. Um dos anticoncepcionais indicados é o Yaz, que ajuda no combate. Mas nada melhor do que ir a um ginecologista para saber o que realmente deve ser feito!

Fonte: iftk.com.br

1 Comentário »

  1. mercia martha silva ambrosio 15 de outubro de 2011 at 13:48 - Responder

    tenho tpm,e quando estou nesse dia nem eu mesmo me suporto,tenho muita dò do meu marido e da minha filha pois sao os mais prejudicados,nao sei mais oque faser,quem saber me fala por favor.

Deixar uma Resposta »