Meditação e relaxamento: técnicas, como meditar, o que é, como fazer…

Alessandra Quedi 19 de julho de 2008 0

A meditação é um estado atingido quando a mente se torna vazia e sem pensamentos. É a prática de focar a mente em um único objeto, como estátua religiosa, própria respiração ou mantra. Pode estar ligada à religião (em geral budista) ou ser um simples ato benéfico à saúde.

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Vantagens e benefícios da Meditação

Para que se obtenha bons resultados e cada vez melhor concentração, indica-se fazer práticas diárias de meditação, focando na concentração da atenção. Sua prática diária proporciona muitos benefícios e aperfeiçoamentos, como descanso físico, mental e emocional, aumento da capacidade de concentração, melhora da auto-liderança, senso de identidade mais livre e rico de possibilidades.

A meditação reduz significativamente a ansiedade, tornando a respiração equilibrada e profunda, melhorando, assim, a oxigenação e frquência cardíaca. É possível também ver melhoras no sono e repouso, sempre mais tranquilos e intensos, sem interrupções. Enxaquecas, resfriados e recuperação pós-operatório também podem ser beneficiados com a meditação.

Como meditar? Como é feita a meditação? Que tipo de meditação existe?

Existem no mundo centenas de tipos de meditação, que vão da meditação transcendental à Sahaja Yoga, passando por Tai Chi Chuan, meditação budista, Brahma e outros tantos. A maioria, como mencionada acima, envolve religiosidade. Uma meditação que tem ganhado grande aceitação no ocidente é a feita em pé, chamada de zhan zhuang, facilmente executada por pessoas com pouca flexibilidade.

Afinal, como meditar? Tente concentrar-se e elevar seus pensamentos em algo e esquecer de tudo que existe ao seu redor. Silêncio e calmaria são necessários para atingir uma boa concentração. Aos poucos você vai conseguindo diminuir a velocidade dos pensamentos e observar um silêncio mental.

Fonte: www.iftk.com.br

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