Receita – Pernil assado de final de ano

Alessandra Quedi 29 de dezembro de 2008 0
Receita – Pernil assado de final de ano

 

pernil_assado_frutas

Ingredientes:

1 Pernil de Mais ou Menos 3 Kg.
200g de Manteiga.
Meia Colher de Sopa de Pimenta do Reino.
Meia Colher de Sopa de Louro Em Pó.
5 Dentes de Alho Amassados.
1 Xícara de Chá de Suco de Limão.
4 Tabletes de Caldo de Carne.
Frutas Para Decorar. (Conforme sus preferência)

Para o Molho:

4 Cebolas Fatiadas.
3 Colheres de Sopa de Aceto Balsâmico.
2 Colheres de Sopa de Açúcar.
Frutas Para Decorar.

Modo de Fazer:

Se não gostar de um pernil muito gordo, limpe a gordura aparente com uma faca afiada (mas sem removê-la completamente). Faça furos profundos em toda a superfície do pernil com um garfo grande ou com uma faca pontuda. Numa tigela misture a manteiga com a pimenta do reino, o louro e o alho. Passe a mistura pro todo o pernil.

Coloque numa assadeira grande o pernil e despeje o suco de limão e o caldo de carne dissolvido em duas xícaras de chá de água fervente. Cubra tudo com um filme plástico e deixe tomar gosto por doze horas. Vire o pernil na metade do tempo para distribuir igualmente o tempero pela carne.

Depois, leve ao forno pré-aquecido a 200º por duas horas. Vire-o, para assar por igual na metade deste tempo. Se necessário coloque mais água na assadeira. É importante entender que o tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno usado. Uma fica para saber se está no ponto; é enfiar uma faca pontuda (ou um espeto) na parte mais carnuda do pernil. Do furo deverá verter um líquido claro e transparente sem nenhum tom rosado. Se desejar bem passado, faça como de costume.

Molho; Modo de Fazer:

Depois de assado o pernil, retire a carne da assadeira e vote com a assadeira vazia para o fogão. Acenda um dos queimadores e aqueça a assadeira ao mesmo tempo em que derrama uma xícara de chá de água; junta as cebolas, o aceto balsâmico e o açúcar. Mexa delicadamente raspando o fundo da assadeira e junte as frutas picadas. Deixe ferver por uns cinco minutos ou até as cebolas ficarem macias e o molho engrosse. Sirva numa molheira e com o pernil decorado com as frutas.

Bom Apetite!

Deixar uma Resposta »