Passo a passo – Porta panetone

Alessandra Quedi 3 de novembro de 2012 1
Passo a passo – Porta panetone

Guarde seu panetone com originalidade Aprenda a fazer um presente original, uma panetoneira, através da técnica de découpage

Repórter: Renata Cristina
Edição: Ludmila Gusman
Design: Laura Ferreira
Dezembro/2006

Foto Panetoneira As comemorações de final de ano têm inúmeros sinônimos que remetem à confraternização, família, amizade, união, carinho e também presentes! Se você quer sair do lugar-comum e dar um toque de originalidade em suas comemorações do mês de dezembro, anote a nossa dica: faça uma panetoneira.

Como o próprio nome indica, a panetoneira serve para guardar panetones e, quem sabe, em épocas em que eles não estão nas prateleiras dos supermercados, colocar guloseimas e biscoitos. Mais do que uma boa opção para presentear amigos e familiares, no momento da ceia de Natal ou Ano Novo, a panetoneira é um item de decoração, que pode enfeitar a sua copa ou cozinha.

Além da beleza e originalidade, pode ser uma fonte de renda a mais no seu orçamento. De acordo com a artesã, Rita de Cássia da Silva, que vai nos ensinar passo-a-passo, a panetoneira pode ser vendida por uma variação de preço entre R$ 20 a R$ 25, dependendo do material utilizado.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Um pincel médio
  • 200 ml de tinta verde musgo
  • 200 ml de tinta branca
  • Verniz acrílico fosco
  • Uma caixa de madeira
  • Uma tesoura
  • Uma lixa número 150
  • Um pedaço de pano seco
  • Um guardanapo de papel com o tema natalino (ou réveillon)
COMO FAZER:
1º passo
2º passo

1º passo – Com a tinta branca, pinte toda a peça, inclusive a parte interna. Deixe secar ou seque o secador para uma secagem mais rápida. Depois de seca, passe a lixa número 150 para retirar as deformidades da madeira.
2º passo – Coloque em uma vasilha a tinta verde com um pouco de água, fazendo um “aguadinho”. Pinte a toda a panetoneira em um único sentido.

3º passo
4º passo

3º passo – Pinte toda a panetoneira com tinta verde pura, sem ser o “aguadinho”. Passe duas ou três mãos de tinta, até cobrir a tinta branca. Deixe secar.

4º passo – Pegue o guardanapo e corte duas tiras, no tamanho suficiente para fazer uma barra com figuras natalinas. Retire as duas películas que estão presas aso guardanapo e cole uma na lateral da tampa e outra na base da caixa. Você pode diluir a cola em um pouco de água para facilitar a colagem.

5º passo
6º passo

5º passo – Ao colar, vá apertando o guardanapo com um pedaço de pano para tirar as rugas.

6º passo – Passe o verniz e espere secar. Está pronta a sua panetoneira!

1 Comentário »

  1. sheila 17 de novembro de 2008 at 16:42 - Responder

    gostei mt da sugestão! de mt bom gosto!!!

Deixar uma Resposta »