Personalize seus cartões Você mesma pode fazer os cartões artesanais

Alessandra Quedi 3 de novembro de 2012 1
Personalize seus cartões Você mesma pode fazer os cartões artesanais
Repórter: Sílvia Zoche
Edição: Ludmila Gusman
Design: Laura Ferreira
Dezembro/2006

Você é daqueles que nunca deixa de enviar um cartão para as pessoas queridas, desejando boas festas? Às vezes gasta um dinheirão e não dá conta de que este tipo de “presente” pode ter um significado ainda maior e mais bonito se for feito por você mesmo?

Então, que tal aproveitar este ano para inovar produzindo você mesmo um cartão de natal que, além de palavras, possui também a sua arte estampada? Não é nada complicado. O segredo é prestar atenção e ter disposição para fazer. Guarde um tempinho no seu dia e mãos à obra!

Quem vai ensinar o passo-a-passo é o artesão Wagner Hansen, que gosta de fazer cartões em três dimensões. Preste atenção nos detalhes e tenha cuidado na hora de usar o estilete, tanto para não se machucar quanto para não cortar o papel onde não se deve. E nada de crianças por perto, ok?

MATERIAL NECESSÁRIO
  • Papel cartão
  • Papel color set ou vivaldi (verde e vermelho)
  • cola bastão
  • lápis
  • borracha
  • Régua
  • estilete
MODO DE FAZER

A primeira coisa é preparar o molde. Vamos usar o papel cartão, por ser mais firme.  veja o passo-a-passo do molde. Em seguida.

Capa do cartão

A capa do cartão será o papel vermelho. Corte no tamanho de 17cm de comprimento por 15 cm de altura. Este é o único passo que não precisa de usar o molde. O papel vermelho só será usado no final da montagem’.

1º passo

Vamos ao papel cartão. Use o estilete e corte o papel cartão com 15 cm de altura e 17 cm de comprimento. Depois, divida o papel ao meio, com auxílio de régua e lápis.

2º passo

Faça outro quadro, agora internamente, com 2cm de comprimento por 4cm de altura.

3º passo

Com o quadro interno já medido, faça uma marcação partindo da linha superior até atingir 7,5cm de encontro com a base do quadro.

4º passo

Agora, com a ajuda de uma régua, trace duas retas partindo da base (do quadro interno) quese encontrarão no meio do quadro externo.

5º passo

Apague o pequeno triângulo formado no quadro externo

6º passo

Você vai marcar e dividir, com a a juda da régua e lápis, a parte superior do quadro interno, com pequenos intervalos de 0,5cm até atingir 8cm (serão 16 tracinhos). Conte 1,5cm para baixo e marque também. Faça isso od outor lado.

7º passo

Feito o passo anterior, você terá que traçar uma reta unindo os dois lados, como mostra a figura.

8º passo

Apague os riscos feitos na lateral.

9º passo

Confira se o seu molde está assim. Pegue, então, o estilete, passe com a parte cortante sobre as partes riscadas, tomando o cuidado para não exceder a linha de corte.

10º passo

No 10º passo, você pode perceber que existe uma parte pontilhada, nas lateriais da árvore que parecem pequenos degraus e no meio. Passe a parte nào cortante do estilete sobre estes pontos (cuidado para não cortar o papel). Estas partes pontilhadas serão dobradas para fora, no final.


Em seguida, faça o cartão definitivo

Fonte: acessa.com

1 Comentário »

  1. sheila 17 de novembro de 2008 at 16:39 - Responder

    amei este trabalho, farei presentes especiais p/ pesoa queridas e esta sugestão está em minha lista; obrigada!

Deixar uma Resposta »