Adolescentes: Insatisfação com o corpo

Alessandra Quedi 4 de junho de 2008 0

php1LLGSg

Um estudo realizado recentemente mostra que 65% dos adolescentes com idade entre 10 a 13 ano se sentes instisfeitos ou não gostam do prórpio corpo. Porcentagem preucupante considenrado a média de idade dos jovens. Mas qual são os fatores que levam para tal insatisfação?
Em nossa sociedade moderna, podemos notar cada vez a influência dos meios de comunica ção nas atitudes e ações dos indivíduos.

Principalmente em adolescentes e pré-adolescentes que estão em fase de desenvolvimento, e expostos a ditadura da beleza que a mídia impõe. Os pais devem estar sempre atentos às mudanças de comportamento dos filhos, que geralmente são influenciados pelo conteúdo midiático.

A insatisfação pode ocasionar problemas de saúde graves como a bulimia e anorexia. Por isso a observaçao deve ser feita diariamente, desde saber a qualidade de programas que os filhos estão assistindo até como estão se comportando na escola.

A Psicóloga Ana Cláudia, uma das entrevistadas do Tvin desta semana, diz que neste perídodo os adolescentes estão transitando para a fase mais adulto, sem deixar para traz a infantil. Um conflito que desencadeia muitas dúvidas e disturbios de comportamento.

A influência dos meios de comunicação e a moda de modelos cada vez mais magras, também levam com que o adolescente, que está formando sua personalidade, seja alvo de transtornos, que podem remeter a exercícios físicos excessivos e disturbios alimentares graves.

Os pais e educadores devem estar atentos aos jovens e buscar maneiras para orientá-los. Vale lembrar que nesta fase tudo está em desenvolvimento, o corpo e a mente. E que cada um possui sua beleza, diferente e especial.

FONTE: SBT TVI

Deixar uma Resposta »