Vibre com as cores

Alessandra Quedi 28 de junho de 2008 3

phpvDMkxa

Laranja, rosa, azul e vermelho podem, sim, deixar um ambiente sofisticado, elegante e, ao mesmo tempo, atrair mais prosperidade, saúde e harmonia!

Boa parte das pessoas ainda teme o uso de tons fortes nos espaços internos de suas casas. A resposta talvez esteja no medo de errar. As apostas, por conta disso, sempre ficam nos tons neutros, prevalecendo o branco, palha ou gelo.

Provavelmente, depois de conhecer as sugestões que apresentamos a seguir, você vai rever seus conceitos e cair na tentação de colorir sua casa. Para completar, pode lançar mão dos conceitos do feng shui, técnica milenar que aposta nas cores para reproduzir sensações de tranqüilidade, equilíbrio e harmonia.

Vermelho: Está relacionado ao elemento fogo, à vida, à força e à energia vital. Ideal para integrar ambientes como salas de estar, de TV ou de jantar
A moradora deste apartamento, Eliane Nunes, combinou objetos tradicionais, como o jogo de sofás em cor neutra, com o vermelho vibrante na parede para deixar a sala mais alegre. Algumas peças, também rubras, dão o toque final. O que poderia ser exagerado, tornou-se harmonioso pela mistura de conceitos.
A mesa de centro foi planejada para ter linhas simples e design moderno. A fórmica, o metal e o vidro aramado (mais resistentes a impactos) são materiais frios que combinam entre si.
As cores vigorosas ficam bem em ambientes sofisticados ou simples. Isso porque elas têm a capacidade de adicionar elegância, luz e criar cantinhos acolhedores se acompanhadas de materiais de diferentes texturas e formas.
Um dos segredos usados pelos profissionais para não deixar a mistura de cores ultrapassar o limite do bom senso é investir na qualidade dos tecidos, dos móveis e dos outros componentes do espaço.
Parece inconcebível a combinação do cor-de-rosa com o azul. Nesta área, porém, a idéia foi reproduzir um pedaço do oriente, trazendo a riqueza do colorido e dos objetos temáticos. O resultado foi um visual ousado
e elegante. As prateleiras, que fazem as vezes de estante, receberam luzes artificiais para expor melhor as peças únicas. Os temas servem para manter o foco do decorador. Assim, fica mais fácil misturar estampas, claro e escuro, moderno e clássico…
Ao contrário do que muitos pensam, as cores escuras também são usadas para dar sensação de amplitude aos cômodos. Esta sala de jantar, por exemplo, decorada e planejada por Ana Maria Wey, recebeu em uma das paredes o tom azul petróleo para dar profundidade ao pequeno local. O espelho circular também ajudou a aumentar o ambiente. Os espaços brancos das outras paredes foram amenizados pela profissional com telas coloridas da artista paulista Beth Prado.


Azul Escuro:
Relacionada ao elemento água, a cor atrai prosperidade e tranqüilidade, segundo o feng shui
O velho truque do espelho para ampliar a pequena sala recebeu o reforço do azul-marinho
Como o pé direito dos espaços é muito alto (2,75m) e os moradores não queriam que o teto fosse rebaixado, a sala de estar recebeu um plafon grande de tecido e a sala de jantar um pendente. Para dividir as duas salas sem perder a amplitude, Ana Maria Wey opotou por colocar um aparador entre elas

A casa de 10 anos passou por uma mudança radical, principalmente nos acabamentos. Antes, imperavam as cores tradicionais que foram substituídas pelos tons vibrantes do amarelo
Alaranjados: Por estar entre os elementos fogo e terra, esses tons possuem características de ambos, promovendo a integração e o diálogo entre as pessoas
Os tons laranja agradaram a quase extravagância dos moradores, marcando um estilo moderno e ousado. Desde um amarelo-claro, passando pelo ferrugem e o marrom, até chegar ao laranja vivo. O hall de entrada também recebeu nuances quentes. O piso é de mármore de Carrara, combinação sofisticada com o aparador feito de metal e cristal
Tons vigorosos, materiais nobres e iluminação bem planejada compõem o visual criado pela arquiteta e decoradora Ana Maria Wey. O móvel da sala foi projetado com formato irregular e, em sua base, foi acoplada uma estante feita de metal cromado com vidros encaixados.
Os objetos de decoração são de diversos materiais para contrastar com as cores quentes: a lareira é de mármore de Carrara, as prateleiras, ao lado, são de vidro e os suportes de metal cromado.
Essas e outras matérias você encontra na Dona & Cia, a nova revista da Editora Símbolo. Já nas bancas!
Reportagem: Lílian Hirata
Fotos: Levi Mendes Jr.

3 Comentários »

  1. adriana 25 de novembro de 2008 at 10:31 - Responder

    óla! gostaria de sugestão eu quero pintar a minha sala mais gostaria de saber qual cor pinta na sala, o tamnho das duas paredes laterais tem 4 metros,e a parede da frente tem 3metros, e a parede da porta de entrada tem 3 metros,e a cor do meu sofa e preto com detalhes nustarda claro, e gostaria de saber qual cor de cortina eu devo coloar. dês de já agradeço.

  2. Alessandra Quedi 29 de junho de 2008 at 22:34 - Responder

    Olá, Sônia obrigada pela visita,espero mais vezes sua participação… abraços Ale

  3. Sônia Maria 29 de junho de 2008 at 00:17 - Responder

    Olá, amiga!
    Vim através da Nena.
    Adorei as sugestões!
    Tenha um lindo domingo!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

Deixar uma Resposta »